Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais querem votar ainda este ano fim do voto secreto

Publicado em 11/10/2006 17h23
Os deputados distritais querem acelerar a tramitação do projeto de lei do deputado Chico Leite (PT), que acaba com o voto secreto na Câmara Legislativa. Hoje, na abertura da sessão ordinária, o autor da matéria fez um apelo para que a proposta possa ser logo votada em plenário, como prioritária.

Chico Leite recebeu várias manifestações de apoio. Inclusive da deputada Eurides Brito (PMDB), que disse ter mudado de posição em relação ao fim do voto secreto, pois como relatora do projeto da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dera parecer contrário.
  A deputada explicou que um dos motivos que a levaram a rever sua posição sobre a matéria foi a votação secreta na Casa que cassou o ex-deputado Carlos Xavier." Houve uma verdadeira caça às bruxas após a sessão", criticou ao lamentar que  especulações sobre o voto dos parlamentares acabaram se sobrepondo ao mérito da questão.
 Além disso, defendeu, "o voto secreto virou moeda de troca;
 um faz-de-conta". Após a discussão sobre o voto secreto, os deputados José Edmar (Prona) e Pedro Passos (PMDB) trocaram novas acusações em plenário, sobre o envolvimento de ambos com a prisão do primeiro, em 2003.
 A discussão foi ríspida, com ofensas pessoais.
 O deputado Izalci Lucas (PFL) reclamou que tem vários projetos na Ordem do Dia para serem apreciados, mas que por falta de quorum não estão sendo apreciados.

Mais notícias sobre