Distritais homenageiam Oscar Niemeyer
Distritais homenageiam Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer foi alvo de diversas homenagens de deputados distritais na sessão ordinária desta quinta-feira (6) no plenário da Câmara Legislativa. Entre relatos do sentimento de perda para a Capital e o reconhecimento de seu talento para moldar estruturas de concreto, os deputados destacaram a importância de a Casa homenagear o arquiteto a partir da seriedade na atuação parlamentar.
Em seu pronunciamento, Cláudio Abrantes (PPS) leu uma carta de Niemeyer em que ele, humildemente, descreve-se como uma pessoa qualquer e diz que sua vida não tinha nada de especial. "Hoje é uma data de luto para todo o planeta, que perdeu o traço simples, belo e genial do arquiteto", comentou Abrantes.
Emocionada, a deputada Arlete Sampaio (PT) disse que Oscar Niemeyer fez de Brasília e uma cidade especial. "Niemeyer foi um homem de esquerda, um democrata com uma visão idealista. A melhor forma de honrar sua memória é preservar Brasília". Joe Valle (PSB) também destacou que os deputados distritais devem encarar a análise do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), como uma homenagem ao arquiteto.
Prof. Israel Batista (PEN) disse que a morte de Niemeyer gerou um sentimento de orfandade. "Ele parecia uma estrela que nunca iria morrer, uma figura esplêndida que nos remete aos anos dourados do período JK", afirmou o distrital. Já Luzia de Paula (PEN) propôs um minuto de silêncio em respeito ao arquiteto e desatou que Niemeyer "não esteve de passagem nessa vida, pois deixou marcas no Brasil e no mundo".
Memorial – A deputada Liliane Roriz (PSD) ressaltou o fato de que Brasília deve a Niemeyer sua condição de patrimônio cultural da humanidade e sugeriu que o nome do arquiteto seja destinado a espaços públicos do DF "para que sua importância não seja esquecida". Sua companheira de partido, Eliana Pedrosa, afirmou que Niemeyer projetou o nome do Brasil e de sua capital no mundo e sugeriu a construção de um memorial para Niemeyer no eixo Monumental, entre a Catedral Rainha da Paz e a EPIA. "Apresentei também um projeto para que o Eixo Monumental receba o nome de Oscar Niemeyer", disse a parlamentar.