Distritais criticam cobrança por estacionamento em shopping centers
Distritais criticam cobrança por estacionamento em shopping centers

Críticas à cobrança excessiva por estacionamento em centros comerciais do Distrito Federal foram o foco dos debates parlamentares na sessão ordinária desta terça-feira (16) na Câmara Legislativa. O deputado distrital Agaciel Maia (PTC), que é autor de lei que prevê gratuidade quando os clientes comprovarem despesas de pelo menos duas vezes o valor da taxa cobrada pela vaga, convocou os demais deputados a iniciarem grande debate sobre o assunto, uma vez que o "DF tem o estacionamento mais caro do Brasil".
"Muitos desses locais estão em áreas públicas e foram asfaltados pelo governo. É preciso uma grande discussão com a sociedade para rever essa questão", afirmou Agaciel. O deputado Chico Leite (PT) manifestou apoio ao colega que teve sua lei considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do DF. "Decisão da Justiça a gente acata, mas pode recorrer. Acredito que devemos levar essa matéria ao Supremo Tribunal Federal", afirmou.
Arlete Sampaio (PT), por sua vez, sugeriu a realização de uma audiência publica sobre a cobrança de estacionamento em shoppings do DF e observou que, em cidades como Salvador, a população não precisa pagar essas taxas. "Não é possível que não consigamos trazer esse benefício à população daqui".
Mané Garrincha – Ainda em seu pronunciamento, Agaciel Maia fez um histórico da reforma do Estádio Mané Garrincha, exaltando seus aspectos arquitetônicos e o grau de sustentabilidade da obra. "Será o primeiro estádio no mundo a receber a certificação máxima de sustentabilidade". O distrital também destacou que a arena já conta uma agenda para a "realização de eventos nos próximos três anos".
Já Olair Francisco (PTdoB) comentou que a grande herança que a Copa do Mundo deixará para a cidade refere-se à capacitação profissional dos trabalhadores brasilienses. "É isso que ficará para comunidade. E estamos bem avançados", ressaltou Olair.