Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais criticam atuação do DFTrans

Publicado em 05/06/2013 14h58

A insatisfação dos servidores do DFTrans (Transporte Público do Distrito Federal) com as condições de trabalho para o exercício de atividades de fiscalização chegou ao plenário da Câmara Legislativa na tarde desta quarta-feira (5). Da galeria, os servidores, que alegam estar sendo impedidos de fiscalizar em função de medidas tomadas pela direção do órgão, ouviram os distritais elencarem uma série de críticas ao órgão e até o pedido de uma CPI dos Transportes no DF.

Roney Nêmer (PMDB) criticou a exoneração de auditores fiscais que ocupavam cargos de chefia no DFTrans, o que caracterizaria quebra de acordo do governo de manter servidores de carreira no comando de atividades fiscalizatórias. O deputado também afirmou que a fiscalização de Estado "tem que tratar a todos de forma igual" e disse que atualmente uma instrução normativa impede os fiscais de interditar, por exemplo, ônibus que apresente irregularidades sem antes consultar a diretoria do DFTrans. "Hoje quem está no comando não entende do riscado. Defendo que a fiscalização esteja na Secretaria de Transportes e não no DFTrans", comentou Nemer.

Em aparte, o deputado Chico Vigilante (PT) chegou a defender o fim do DFTrans. Já a deputada Eliana Pedrosa (PSD), por sua vez, enumerou uma série de irregularidades, como escalas de trabalho que prejudicam os servidores e informações sobre o número de ônibus em operação que não condizem com a realidade. "Isso é um absurdo, a Câmara Legislativa perde credibilidade quando não se impõe em questões como essa. Proponho que elaboremos um decreto legislativo sustando essa ordem de serviço que impede o trabalho efetivo dos fiscais", cobrou a deputada.

Outro petista, o deputado Chico Leite cobrou que a fiscalização no DF seja autônoma e criticou o excesso de órgãos no GDF, o que muitas vezes provoca uma sobreposição de atribuições. "Peço aos fiscais que protocolem em meu gabinete as denúncias, para que, junto com a deputada Eliana Pedrosa, as encaminhemos aos órgãos competentes para que façam a devida investigação", ressaltou o distrital. Ao final da discussão, a deputada Liliane Roriz (PSD) defendeu que, diante das diversas irregularidades, "é hora de se instalar uma CPI dos Transportes na CLDF".

Mais notícias sobre