Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais apoiam criação de força-tarefa do GDF para combater feminicídio

Publicado em 08/02/2023 17h04

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Ricardo Vale trouxe o tema ao plenário e destacou que “esta é uma questão cultural" que precisa ser enfrentada "por meio da educação”, avaliou

O deputado Ricardo Vale (PT) – autor de lei que inclui o debate sobre a valorização das mulheres e o combate ao machismo nas escolas – elogiou a governadora em exercício Celina Leão pela criação de uma força-tarefa no GDF com o objetivo de combater o feminicídio e a cultura machista. Ao comentar a composição do grupo, durante a sessão ordinária da CLDF desta quarta-feira (8), o distrital destacou que a principal pasta envolvida na ação será a Secretaria de Educação.

“Esta é uma questão cultural, que somente é transformada por meio da educação”, avaliou. Ricardo Vale também conclamou os homens a se unirem em torno da ideia: “Não podemos permitir que mulheres sejam diariamente agredidas e violentadas”.

O parlamentar recebeu apoio de colegas de vários partidos. Thiago Manzoni (PL) afirmou ser este “um assunto que nos une”, acrescentando: “Devemos proteger as mulheres. Temos o dever moral de agir para que mortes parem de acontecer”.

Por sua vez, o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), comentou que “a impunidade contribui bastante” para o quadro. “Por isso, a prevenção é fundamental”, disse.
 


Já o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) informou ter criado um grupo de trabalho no próprio gabinete para avaliar a legislação em torno da questão a fim de propor o Código de Defesa da Mulher, que, entre outros temas, incluirá norma na linha do protocolo adotado em Barcelona. Na localidade espanhola, funcionários de bares, restaurantes e casas de noturnas, entre outros estabelecimentos, são obrigados a denunciar imediatamente agressões e atitudes violentas contra mulheres.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF