Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados levantam questões diversas na primeira sessão do semestre

Publicado em 05/08/2014 15h49

A primeira sessão do semestre da Câmara Legislativa, realizada nesta terça-feira (5), foi marcada por pronunciamentos de diversos parlamentares. Vários assuntos foram abordados. O deputado Agaciel Maia (PTC), por exemplo, ocupou a tribuna para tratar de uma nova proposição de sua autoria, determinando que os cargos de substituto de administrador e de diretores das administrações regionais sejam privativos de profissionais formados em administração pública. Segundo o distrital, o objetivo é melhorar a qualidade da gestão das cidades do DF.

O parlamentar denunciou, ainda, o "sucateamento" da área de manutenção do Corpo de Bombeiros. Em sua opinião, trata-se de um processo "proposital" da administração para "tirar o oxigênio" desse setor, a fim de abrir caminho para a privatização. Arlete Sampaio (PT) informou, no entanto, que o atual governo renovou a frota da corporação e adquiriu novos equipamentos.

Já o deputado Evandro Garla (PRB) apelou ao governador Agnelo Queiroz para que se instale um quartel do Corpo de Bombeiros em Águas Claras. "Há ali, talvez, o maior conglomerado de edifícios do DF, e os quartéis da corporação mais próximos ficam em Taguatinga e no Riacho Fundo. Graças a Deus não aconteceu nenhum incêndio na cidade, porque o tempo que levaria o percurso até lá poderia custar vidas", disse o distrital.

Gasolina – O deputado Chico Vigilante (PT) protestou contra o aumento do preço da gasolina no Distrito Federal, apesar de não ter havido reajuste nas tabelas das distribuidoras. Segundo ele, a melhor forma de conter a "ganância dos donos de postos" é a aprovação do projeto de lei complementar de sua autoria que permite a instalação de postos de gasolina em supermercados. A proposição foi rejeitada pela Câmara no ano passado, mas foi reapresentada pelo parlamentar.

Temas diversos – Joe Valle (PDT) voltou a reclamar da precariedade do transporte escolar nas áreas rurais, tema recorrente em suas falas. Liliane Roriz pediu ao GDF a abertura de uma via de acesso à capela perto da Torre Digital de TV. Wasny de Roure (PT) falou da mobilização de representantes de templos religiosos em prol da aprovação de projeto que regulariza a ocupação de áreas do DF por essas edificações, e Benedito Domingos (PP) informou que entregou sua defesa à Comissão de Ética, onde está em análise processo contra o parlamentar por suposta quebra de decoro.

Mais notícias sobre