Deputados elogiam programa Mais Médicos
Deputados elogiam programa Mais Médicos

A sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (4) foi marcada por manifestações de parlamentares sobre vários assuntos, entre os quais o programa Mais Médicos, criado pelo governo federal para levar profissionais de saúde a municípios onde faltam médicos.
"A iniciativa da presidenta Dilma tem que ser aplaudida: os médicos de outros países vão atender comunidades do interior, para onde muitos não querem ir", destacou o líder da bancada PT/PRB na Casa, deputado Chico Vigilante (PT). Da tribuna, o distrital elogiou a carta divulgada pela médica cearense Rafaela Pacheco, que ocupava a direção do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, em defesa da vinda de médicos cubanos: "Ela mostrou compromisso com a saúde pública. Acredito que esse seja um compromisso da maioria dos profissionais da categoria".
Em aparte, o deputado Olair Francisco (PTdoB) também defendeu o programa federal. "A medida favorece quem mais precisa: as pessoas mais carentes", afirmou, após defender uma postura "firme" por parte do governo para solucionar o problema de acesso aos serviços de saúde no Brasil.
Processo contra Raad – Considerado admissível nesta terça-feira (3) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa, o Processo nº 30/2013, que trata da abertura de processo ético e disciplinar de perda de mandato contra o deputado Raad Massouh (PPL), foi lido na sessão desta tarde. Segundo informou o presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT), os parlamentares podem ter acesso ao processo que corre sob sigilo de Justiça, atendendo a pedido da CCJ. A matéria deve ser votada em plenário no próximo dia 11 de setembro.
O deputado Chico Vigilante aproveitou o assunto para reclamar de nota publicada pelo jornalista Mino Pedrosa, que teria escrito que o petista estaria articulando campanha para manter o mandato de Raad. "Brasília me conhece, participei do processo de cassação de 15 deputados federais e de um distrital e não tenho medo de assumir posição", disse, em resposta ao jornalista, a quem chamou de "pistoleiro da honra alheia".
Denúncia – O deputado Agaciel Maia (PTC) também foi à tribuna falar de uma reportagem jornalística. Ele disse ter ficado surpreso com a denúncia por crime ambiental, por parte do Ministério Público, envolvendo sua residência, no Lago Sul. De acordo com o parlamentar, a área já estava degradada quando se mudou para o local, em 1996. Em sua defesa, o distrital chegou a mostrar uma fotografia da área há 17 anos: "Era um lixão".
São Sebastião – Dados publicados em relatório da Codeplan sobre a cidade de São Sebastião também mereceram destaque na sessão desta quarta-feira. O deputado Agaciel Maia fez questão de elogiar o crescimento econômico e o desenvolvimento social registrados na pesquisa. "Cerca de 90% dos jovens estão estudando em escolas na própria cidade", frisou.