Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados criticam tentativa de reajuste nas passagens de ônibus para o Entorno

Publicado em 06/12/2022 17h09

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Fábio Felix criticou a decisão do GDF, que considerou "lamentável", e citou o exemp´lo positivo do estado de São Paulo que está estudando a "implementação da tarifa zero"

O reajuste de 25,1% no valor das passagens de ônibus que atendem a região do Entorno do Distrito Federal, proposto pelo GDF neste fim de semana, mas suspenso ontem (05) pelo Supremo Tribunal Federal a pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), repercutiu no plenário da Câmara Legislativa nesta terça-feira (06). 

“No apagar das luzes de 2022, o governador Ibaneis decidiu aumentar as passagens para o Entorno. Há uma falta de preocupação imensa com a população mais pobre que trabalha no DF. É uma decisão lamentável do governador. Enquanto isso, em São Paulo estão estudando a implementação da tarifa zero, que sabemos que também pode ser aplicada em Brasília”, criticou o deputado Fábio Félix (PSOL). 

A suspensão do reajuste pelo STF em decorrência do pedido do governo de Goiás chamou a atenção do deputado Chico Vigilante (PT). “O governador de Goiás foi ao STF para derrubar o aumento. Agora quem fica mal nessa história é o GDF, que já disse que não vai recorrer”, observou. 

Além de não manifestar interesse em recorrer da decisão do STF, o GDF devolveu ontem a gestão do transporte na região do Entorno para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um ano após ter assumido essa responsabilidade, o que foi criticado pelo deputado Leandro Grass (PV). “O governo pediu a gestão somente para enriquecer os empresários de ônibus, não melhorou em nada o transporte. O sistema está pior a cada dia, com ônibus lotados e aumento de passagens”, afirmou. 

O deputado Jorge Vianna (PSD), por sua vez, cobrou do governo de Goiás maior participação na gestão do transporte na região do Entorno. “O governo de Goiás só ajuda as empresas que prestam serviço em Goiânia. As empresas do Entorno não têm acesso ao subsídio do estado de Goiás. O Entorno é a região metropolitana do DF e por isso temos que ajudá-los, mas precisamos que o estado de Goiás também ajude”, observou.

Eder Wen - Agência CLDF

Mais notícias sobre