Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados comemoram Dia do Profissional de Educação Física

Publicado em 31/08/2006 11h07
O Dia do Profissional de Educação Física, instituído pela Câmara Legislativa em 2002, e tornado nacional este ano pela Câmara dos Deputados, foi comemorado hoje por iniciativa da deputada Eurides Brito (PMDB). A deputada, segundo os oradores, sempre foi uma apoiadora da causa e responsável pela construção da primeira pista de atletismo do DF.

Eurides explicou que seu apreço pela Educação Física vem de longa data, tendo tido bons desempenhos como goleira de handebol e na natação. Não tem mais velocidade, reconheceu, mas ainda mantém o estilo, disse a deputada, que reconheceu a significativa contribuição dada pelo esporte à sua formação. Eurides Brito também comentou as alegrias e frustrações que teve com o projeto "Geração Campeã", que implantou quando esteve à frente da Secretaria de Educação. As alegrias correram por conta das revelações e do grande potencial dos participantes e as desilusões decorreram da falta de apoio da sociedade a um empreendimento que não é responsabilidade apenas do Estado, mas de toda a sociedade. Entre os convidados, a atleta Carmem de Oliveira fez um discurso cobrando a instituição de uma política para os esportes que impeça que os desportistas fiquem à mercê de partidos e de políticos para conseguir apoio a suas legítimas demandas. Carmem, que foi a primeira brasileira a vencer a Corrida de São Silvestre e é recordista nacional e sul-americana de cinco e dez mil metros, entre outros, acaba de assumir a Federação de Atletismo do DF.

O professor Alexandre Fachetti Vailant Moulin, presidente do Conselho de Educação Física da 7ª Região, enfatizou a contribuição da profissão para a valorização da cidadania, mas lembrou que a cultura e a identidade da profissão ainda está em construção. Fachetti assinalou também a importância do professor no processo da educação integral.

Também discursaram a professora Adriana Campos Uchoa, diretora de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Educação, que disse ser o DF um celeiro de desportistas; Noriberto Barbosa da Silva, chefe do Núcleo de Integração da Escola e Comunidade, da Regional de Ceilândia; e Alfim Nunes de Souza, coordenador do Programa de Necessidades Especiais da Diretoria de Educação e Desporto Escolar da Secretaria de Educação.

Mais notícias sobre