Deputados comemoram Dia do Profissional de Educação Física
Deputados comemoram Dia do Profissional de Educação Física
Eurides explicou que seu apreço pela Educação Física vem de longa data, tendo tido bons desempenhos como goleira de handebol e na natação. Não tem mais velocidade, reconheceu, mas ainda mantém o estilo, disse a deputada, que reconheceu a significativa contribuição dada pelo esporte à sua formação. Eurides Brito também comentou as alegrias e frustrações que teve com o projeto "Geração Campeã", que implantou quando esteve à frente da Secretaria de Educação. As alegrias correram por conta das revelações e do grande potencial dos participantes e as desilusões decorreram da falta de apoio da sociedade a um empreendimento que não é responsabilidade apenas do Estado, mas de toda a sociedade. Entre os convidados, a atleta Carmem de Oliveira fez um discurso cobrando a instituição de uma política para os esportes que impeça que os desportistas fiquem à mercê de partidos e de políticos para conseguir apoio a suas legítimas demandas. Carmem, que foi a primeira brasileira a vencer a Corrida de São Silvestre e é recordista nacional e sul-americana de cinco e dez mil metros, entre outros, acaba de assumir a Federação de Atletismo do DF.
O professor Alexandre Fachetti Vailant Moulin, presidente do Conselho de Educação Física da 7ª Região, enfatizou a contribuição da profissão para a valorização da cidadania, mas lembrou que a cultura e a identidade da profissão ainda está em construção. Fachetti assinalou também a importância do professor no processo da educação integral.
Também discursaram a professora Adriana Campos Uchoa, diretora de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Educação, que disse ser o DF um celeiro de desportistas; Noriberto Barbosa da Silva, chefe do Núcleo de Integração da Escola e Comunidade, da Regional de Ceilândia; e Alfim Nunes de Souza, coordenador do Programa de Necessidades Especiais da Diretoria de Educação e Desporto Escolar da Secretaria de Educação.