Deputados adiam decisão sobre abertura de CPIs
Deputados adiam decisão sobre abertura de CPIs
Com a prisão hoje de dirigentes do Instituto Candango de Solidariedade (ICS), muitos parlamentares defendem que a Casa deve dar prioridade à abertura da CPI que vai apurar as denúncias de irregularidades naquela entidade. O autor do requerimento para a criação da CPI do BRB, deputado Augusto Carvalho (PPS), enfatizou que em reunão de líderes de ontem (16) ficou definido que a votação dessa CPI deveria ocorrer hoje. Ressaltou, contudo, que é favorável também à instalação da CPI do ICS.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado Fábio Barcellos (sem partido), depois de confirmar que havia quorum para votação (14 deputados), disse que "a sociedade espera com muita expectativa a decisão sobre as CPIs" e defendeu que haja um debate aprofundado sobre a questão amanhã (18), antes do início da sessão ordinária.
A líder do Governo, deputada Ivelise Longhi (PMDB), comentou que não há nenhuma orientação da governadora Abadia sobre a criação das CPIs. Disse que o assunto sequer foi discutido entre elas. Mas ponderou que há pouco prazo e muitas dificuldades para se realizar uma CPI ainda nesta legislatura. "Temos que fazer uma avaliação criteriosa sobre isso amanhã ", defendeu.
O líder do PT, deputado Paulo Tadeu, afirmou que a CPI tem condições de ser iniciada ainda este ano, considerando que já existe uma investigação em curso. Ele também analisou que é "complicado" para a Casa concluir duas CPIs até o final do ano, pois o regimento impede a continuação dos trabalhos na próxima legislatura.
Mais notícias sobre
