Defesa da vida é debatida no lançamento da Campanha da Fraternidade
Defesa da vida é debatida no lançamento da Campanha da Fraternidade

Para Wilson Lima, o tema da Campanha, "Fraternidade e defesa da vida", e o lema "Escolhe, pois, a vida" assumem grande importância no Brasil, diante das ameaças e agressões constantes à vida.
Defensor da vida "desde a concepção", Wilson Lima condenou veementemente o aborto e afirmou que nada justifica a interrupção de uma gestação. O deputado lembrou, ainda, que está em tramitação na Câmara Legislativa o projeto de sua autoria (PL 457/2007) que dispõe sobre a utilização dos métodos e técnicas naturais de concepção e contracepção, cientificamente aceitos, no sistema público de saúde do Distrito Federal.
O deputado Paulo Tadeu também foi enfático na defesa do tema deste ano da Campanha. Segundo ele, é preciso que toda a sociedade se comprometa a lutar em defesa da vida, mas de maneira coerente, ou seja, "dentro de um novo modelo de desenvolvimento que não se paute na lógica predatória". Tadeu, que é vice-presidente da Casa, concluiu afirmando que "é possível construir um mundo diferente".
Também o deputado Rôney Nemer (PMDB) prestigiou o lançamento da campanha na Casa, destacando que vários dos assuntos discutidos e aprovados na Câmara têm a ver com o respeito à vida. Nemer se emocionou ao falar da mãe, que está em estágio avançado da doença de Alzheimer, e sobre suas convicções de que é preciso acreditar que as melhorias são possíveis.
O vigário episcopal, Padre Placimário Ferreira, que representou no evento o arcebispo Dom João de Avis, disse que com campanhas como a deste ano, a CNBB presta um serviço à sociedade, promovendo diálogos que podem introduzir mudanças necessárias. O vigário acentuou que o enfoque da promoção deste ano é a vida da pessoa humana, à qual não se pode sobrepor nenhum outro valor, porque ela é construída à imagem e semelhança de Deus.
O tema foi abordado também pelo presidente da Comissão de Justiça e Cidadania do DF, Hélio José da Silva, que lembrou ter a Casa se associado às Campanhas da Fraternidade desde 1996. O padre Pedro Straubinger, pároco da Igreja São Francisco de Assis, de Ceilândia, cobrou respeito à vida em todas suas formas e manifestações.