Publicador de Conteúdos e Mídias

Comissão Geral discute política de saúde bucal no DF

Publicado em 14/11/2007 15h14
A sessão ordinária desta quarta-feira (14) foi transformada em Comissão Geral para discutir a política de Saúde Bucal do Distrito Federal. O foco do encontro, que reuniu representantes do governo e de entidades de odontologia, foi o projeto Dentistas nas Escolas (PDE) do governador José Roberto Arruda.

Na abertura do encontro, o deputado Chico Leite (PT), representando a bancada petista - autora do requerimento que deu origem à Comissão Geral - criticou a terceirização dos serviços odontológicos a serem prestados nas escolas de ensino fundamental. "Quem faz a atividade pública, sem ser o Estado, não tem o mesmo compromisso", argumentou. O parlamentar também alertou para o fato de o projeto não ter sido discutido com as entidades da categoria.

Eunice de Oliveira, representante da Secretaria de Educação, rebateu as críticas ao caráter privatizante do projeto. "Queremos que o Estado saia do discurso e parta para prática. Faremos parcerias alternativas com instituições sem fins lucrativos e para objetivos específicos", explicou. Segundo Eunice, a sociedade não quer saber quem presta o serviço, mas se ele é prestado de forma eficiente.

O diretor do projeto - que está sob a responsabilidade da Secretaria de Educação - Reinaldo Maia, observou que o Dentistas nas Escolas não traz nada de revolucionário, "mas faz o que ninguém faz. Ele vai atender crianças entre seis e 15 anos com foco na educação em saúde bucal, além da parte clínica", ressaltou.
 O PDE vai implantar consultórios em 121 escolas com mais de mil alunos e contará com unidades móveis para atender as demais.
 

Mais notícias sobre