Comissão do Meio Ambiente aprova recondução de Raimundo Ribeiro na Adasa
Comissão do Meio Ambiente aprova recondução de Raimundo Ribeiro na Adasa
Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na tarde desta terça-feira (21) a recondução de Raimundo Ribeiro para ocupar o cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa/DF), por indicação do governador Ibaneis Rocha. O novo mandato terá duração de cinco anos e se inicia a partir de 5 de novembro.
A recondução foi aprovada por unanimidade, após audiência pública que sabatinou Ribeiro. A recondução será agora analisada pelo plenário da Casa. Votaram a favor da recondução os deputados Daniel Donizet (MDB), Joaquim Roriz Neto (PL), Rogério Morro da Cruz (PRD) e Doutora Jane (Republicanos).
A sabatina faz parte do processo previsto na legislação, que estabelece a necessidade de apreciação legislativa para a nomeação de dirigentes da Adasa. Os integrantes da Comissão elogiaram o trabalho da Adasa nos últimos e em seguida fizeram perguntas ao indicado.

Raimundo Ribeiro disse que inicialmente recebeu a primeira indicação, em 2020, como uma missão, mas depois se apaixonou pelo trabalho. Ele fez um relato sobre as principais realizações do mandato atual, com ações reguladoras e fiscalizadoras. Destacou a estruturação da agência nos últimos anos, citando a realização de concurso público que convocou todos os aprovados, fortalecendo o quadro técnico do órgão.
Segundo Ribeiro, a intenção no próximo mandato é de completar o quadro de servidores, aprimorar a prestação de serviços à população e evitar que o DF enfrente uma crise hídrica. “Não temos o direito de submeter a população do DF a uma situação que falte a água, que é o ativo econômico mais importante do mundo. Adasa é um órgão público de estado para atender à população. Sempre temos que buscar a excelência, pois sempre é possível melhorar”, assinalou.

O presidente da Adasa também informou que a agência atua na prevenção de situações que podem acontecer em função das mudanças climáticas. De acordo com ele, o planejamento da Adasa prevê ações para diversos cenários imaginados.
Raimundo Ribeiro já atuou como advogado da União (1993/2012), delegado do patrimônio da União no DF (1999/2000), professor de Legislação Tributária de Direito Administrativo (1989/2006), deputado distrital (2007/2010 e 2015/2018) e secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (2007/2008).
Luís Cláudio Alves - Agência CLDF