Comissão aprova criação Dia da Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos no DF
Comissão aprova criação Dia da Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos no DF
Foto: Divulgação

Em 30 de novembro, a organização realiza a 3ª edição do evento em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com percursos de 5km e 10km
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na manhã desta terça-feira (2), o projeto de lei 1178/24, iniciativa do deputado Martins Machado (Republicanos), que institui o Dia da Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a ser realizado anualmente no primeiro domingo de dezembro. O texto agora segue para apreciação no plenário da Câmara Legislativa.
Olga Kos é uma médica pediatra que, em 2007, junto com seu marido, o empresário Wolf Kos, fundou o Instituto Olga Kos (IOK). A associação, sem fins lucrativos, é dedicada à integração de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social por meio de iniciativas artísticas, esportivas e científicas.
Há mais de dez anos, a organização promove corridas e caminhadas com objetivo de estimular a inclusão social e arrecadar fundos que serão revertidos para financiar projetos do instituto. Em 30 de novembro, a organização realiza a 3ª edição do evento em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com percursos de 5km e 10km. A prova deste ano celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado anualmente em 3 de dezembro.
Segundo o deputado Martins Machado, incluir o Dia da Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos no calendário oficial de eventos do Distrito Federal impulsiona a elaboração de políticas públicas baseadas no esporte para pessoas com deficiência. “Essa iniciativa promove a conscientização sobre a importância de valorizar a diversidade humana e oferecer oportunidades de participação social igualitária”, enfatiza o parlamentar.
Amanda Gonçalves, estagiária sob supervisão de Bruno Sodré/Agência CLDF