Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF promove discussão sobre software livre

Publicado em 15/09/2006 11h59

Nesta sexta-feira (15) a Câmara Legislativa apresenta o 1º Seminário de Padrões e Softwares Livres, com o objetivo de levantar discussões acerca da adoção desse padrão na esfera pública. De acordo com o vice-presidente da Casa, deputado Chico Floresta (PT), o debate sobre software livre vai além da questão técnica. "Existe um aspecto político muito importante nessa discussão, que é a possibilidade de quebrar o controle exclusivo das grandes corporações nessa área", afirmou o deputado.

Atualmente, segundo dados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), o governo federal já economizou R$ 21 milhões com a migração de sistemas privativos para softwares livres somente na Previdência Social. Ainda de acordo com o ministério, cerca de 80% dos órgãos federais possuem algum projeto baseado em software livre. Segundo o gerente de projetos do MP, Corinto Meffe, a adoção do padrão livre incentiva outros setores sociais, como a educação e a geração de empregos. "Quando o software livre é adotado, o usuário passa a contar com uma rede de assistência formada por profissionais locais, ou seja, estimula o desenvolvimento em sua própria região, sendo desnecessária a centralização da assistência em uma ou duas grandes cidades, como funciona com as grandes corporações produtoras de softwares privativos", defende Meffe.

A adoção do padrão livre, no entanto, envolve algumas dificuldades, notadamente com a apresentação ao usuário final. "Depois de algumas tentativas mal sucedidas, percebemos que o usuário precisa migrar de um sistema para o outro gradualmente, com a adoção de sistemas que sejam similares ao que ele está acostumado a operar", explica Meffe. A chave, segundo o gerente de projetos, é investir em educação e treinamento, conscientizando o usuário das propriedades das novas ferramentas, além de demonstrar o ganho financeiro e tecnológico para o setor público brasileiro.

O seminário prossegue durante todo o dia, trazendo como temas as experiências de adoção de softwares livres no Executivo e no Legislativo federal e distrital, além de aspectos técnicos e operacionais relacionados.

Mais notícias sobre