Publicador de Conteúdos e Mídias

Chef Francisco Ansiliero recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Publicado em 26/05/2025 11h15

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Solenidade tem início às 19h, no plenário da Câmara Legislativa, com transmissão pela TV Câmara Distrital

A Câmara Legislativa do DF entrega, nesta segunda-feira (26) às 19h, o Título de Cidadão Honorário de Brasília a Francisco Ansiliero, fundador de uma rede de restaurantes que levam seu nome. O autor da homenagem, deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), destacou a importância do agraciado como empreendedor no cenário gastronômico da Capital Federal.

“Além de seu impacto no desenvolvimento da gastronomia local, Francisco Ansiliero também contribuiu para fortalecer o turismo e a economia de Brasília. Seu restaurante tornou-se um ponto de encontro para turistas, autoridades e moradores, atraindo visitantes de todo o país e do exterior, e promovendo Brasília como um destino de excelência culinária”, avalia o parlamentar.

A cerimônia de entrega terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da Casa.
 

 

Histórico

Nascido em 10 de setembro de 1939, em Iomerê (SC), Francisco Ansiliero tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, a cultura e a gastronomia. Formado em Filosofia, Pedagogia e com mestrado em Psicologia Educacional, atuou como padre, professor, diretor de escola e líder estudantil, tendo integrado a diretoria da UNE durante a ditadura militar.

Depois de passar pelas regiões Norte e Sudeste, em 1998 mudou-se para Brasília e fundou o restaurante Francisco, na 402 Sul, que mais tarde foi renomeado para Dom Francisco, referência em gastronomia. Desde então, foi pioneiro na introdução de vinhos acessíveis, ingredientes especiais e hábitos alimentares refinados na capital. Sua atuação foi essencial para consolidar Brasília como o terceiro maior polo gastronômico do país.

Francisco também formou novas gerações de chefs e criou uma identidade culinária local, valorizando sabores brasileiros, especialmente do Cerrado e da Amazônia. Seu restaurante tornou-se um símbolo da cidade e ponto de encontro ao para diferentes gerações.
 


“Ele merece todo o nosso respeito e reconhecimento — não apenas pelo sucesso dos seus empreendimentos, mas também pelo exemplo que oferece a outros comerciantes do DF. Francisco mostra que a tradição pode, sim, garantir longevidade aos negócios, trazer êxito e criar uma verdadeira identidade com a cidade. Seus restaurantes são, sem dúvida, os que mais representam a alma de Brasília”, destacou Pedrosa.

Christopher Gama/ Agência CLDF

Mais notícias sobre