Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara homenageia 150 anos do Diário Oficial da União

Publicado em 01/10/2012 07h55

 

A Câmara Legislativa comemora o 150º aniversário do Diário Oficial da União (DOU), com uma sessão solene proposta pelos deputados petistas Arlete Sampaio e Wasny de Roure.O evento  acontece no Auditório Dom João VI, da Imprensa Nacional, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), a partir das 14h30.

A origem do DOU remonta à época da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. O Príncipe Regente D. João assinou, em 13 de maio de 1808, o decreto que criou a Imprensa Régia no Rio de Janeiro, para imprimir, com exclusividade, todos os atos normativos e administrativos. Em 10 de setembro daquele ano, foi impresso o primeiro jornal no País, chamado Gazeta do Rio de Janeiro.

Até 30 de setembro de 1862, os atos oficiais foram publicados em vários outros veículos impressos, inclusive como matéria paga. Foi quando, em 1 de outubro de 1862, o Governo resolveu,  durante o 18º Gabinete do 2º Reinado, sob a presidência, no Conselho de Ministros, de Pedro de Araújo Lima, Marquês de Olinda, editar o Diário Oficial, que nunca mais deixou de ser publicado.

A história dos 204 anos da Imprensa Nacional – uma das mais antigas instituições públicas do País – e dos 150 anos do Diário Oficial da União confunde-se com a História do Brasil e pontua o desenvolvimento da informação e da cultura no País. Foi um dos mais belos legados da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, uma herança que sempre se traduziu em bons e imprescindíveis serviços à Nação.

Os 150 anos de existência ininterrupta do Diário Oficial da União ressaltam a importância do jornalismo na defesa do Estado democrático, por proporcionar a transparência dos atos oficiais. A Imprensa Nacional trabalha 24 horas por dia para cumprir com excelência o seu grande objetivo: assegurar, com efetividade, a publicação e a divulgação dos atos oficiais da Administração Pública Federal.

Para Arlete, a Imprensa Nacional tem um papel essencial na publicização dos atos de governo. "Sua história remonta aos tempos em que a própria imprensa editou os primeiros livros no Brasil. Então acredito que essa história deve ser contada", diz. "Ao fazer uma sessão solene em homenagem aos 150 anos do Diário Oficial da União queremos dar publicidade ao papel fundamental que a Imprensa Nacional tem para o nosso País e  que às vezes não é visto", ressalta.

Além dos deputados Arlete Sampaio e Wasny de Roure, participarão da solenidade o secretário Executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos; o Diretor Geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino; os deputados federais petistas Érika Kokay, Paulo Tadeu e Roberto Policarpo e a presidente da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (ASDIN), Denise Maria Lustosa do Amaral Guerra.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da deputada Arlete Sampaio

Mais notícias sobre