Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara debate ampliação do cooperativismo

Publicado em 20/11/2012 11h33

 

O incentivo ao cooperativismo como uma alternativa de desenvolvimento econômico-social do Distrito Federal foi o tema de sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (20) no plenário da Câmara Legislativa. Por iniciativa do deputado Prof. Israel Batista (PEN), a solenidade comemorou o Ano Internacional das Cooperativas.

"O cooperativismo é uma grande revolução, pois transforma as pessoas em protagonistas, em meio ao sistema econômico vigente. Além disso, valoriza os seres humanos, contribuindo para o seu bem-estar", afirmou o parlamentar ao abrir o evento que contou com a participação de representantes de diversos ramos de cooperativas do DF.

A deputada Luzia de Paula (PEN) disse que compara as cooperativas às colmeias. "Uma sociedade somente muda e atinge seus objetivos quando se une, quando luta pelo mesmo objetivo", declarou.

Participação -O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Luciano Queiroga, relatou sua experiência no setor e destacou "a necessidade do envolvimento de todos".  O subsecretário da Microempresa da Secretaria de Trabalho do DF, Max Coelho, disse que as cooperativas formam um segmento importante para gerar emprego e renda, não só no DF, mas "em toda área metropolitana".

Para o presidente da Organização das Cooperativas do DF, Roberto Marazi, os cooperativados precisam lembrar que possuem vários benefícios como participar, sem licitação, do programa de compras governamentais. Ele destacou que, no Distrito Federal, há cooperativas em vários setores como turismo, crédito, agropecuária, consumo, transporte, produção, educação, saúde e habitação.

O suplente de deputado federal Odacir Zonta (PP-SC) representou, na solenidade, a Organização das Cooperativas do Brasil. Ele acredita que motivar a inclusão do tema como disciplina transversal, desde a escola até a universidade, é uma forma de incentivar a organização da sociedade, "beneficiando especialmente os que mais necessitam".

Mais notícias sobre