Câmara comemora dia Internacional de Cuidados Paliativos
Câmara comemora dia Internacional de Cuidados Paliativos
A sessão solene, de iniciativa do deputado Cristiano Araújo (PTB), teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do Executivo para que os profissionais da área obtenham melhores condições de trabalho.
A chefe de Cuidados Paliativos da Secretaria de Saúde, Zali Neves, observou que Organização Mundial de Saúde considera o tratamento como prioridade das políticas públicas de saúde.
"É um complemento vital para que o paciente viva com dignidade e sem dor até o momento da morte", ressaltou.
Situação - Muitos pacientes têm um final de vida doloroso, porque alguns médicos desconhecem os efeitos secundários dos analgésicos opióides, como a morfina.
No Distrito Federal, a situação é uma das melhores do Brasil. "São 320 mil comprimidos distribuídos anualmente. Não há falta do medicamento", garante a responsável pela coordenadoria de Câncer da Secretaria de Saúde, Elza Pastor.
Responsável pela homenagem, Cristiano Araújo, disse que o dia era para celebrar a vida e que é importante pensar nas pessoas que tratam do físico, da alma e do espírito. "Sei que as dificuldades que vocês enfrentam não advêm das pessoas que estão sofrendo, mas da sociedade e do governo. Não quero pôr a culpa nas autoridades, mas quem sofre não pode esperar", cobrou o parlamentar.