Câmara aprova regularização de quiosques
Câmara aprova regularização de quiosques

Desde cedo, dezenas de representantes do segmento lotaram as galerias do Plenário aguardando a votação do projeto. O substitutivo é fruto de acordo construído por todos os partidos políticos representados na Câmara.
De acordo com o projeto, os quiosques poderão ocupar uma área de até 15 metros quadrados na região do Plano Piloto, área tombada. Nas demais regiões administrativas a área poderá chegar até 60 metros quadrados. Os quiosqueiros passarão a ser proprietários da área, que poderá passar de pai para filho.
Para quem possui quiosques com mais de 60 metros quadrados, a nova legislação prevê a possibilidade de compra da área excedente junto à Terracap, a preço de mercado. Também foi estabelecida uma fase de transição de 18 meses. Este será o período que os comerciantes terão para se adequar às regras e regularizar sua situação.
Pela proposta, todos os comerciantes deste segmento que tiveram seus quiosques derrubados de janeiro até agora ganharão novas áreas para trabalhar, a partir de indicação do GDF.
O projeto original recebeu cerca de 50 emendas, mas com o acordo, as emendas foram retiradas e os pontos consensuados foram transformados em um substitutivo.
Vários parlamentares ocuparam a tribuna para parabenizar os quiosqueiros pela conquista.