Audiência pública debateu a busca de soluções para a violência no Entorno
Audiência pública debateu a busca de soluções para a violência no Entorno

O líder do PT, deputado Chico Leite, presidiu os trabalhos e apresentou expectativas para os debates que acontecerão até novembro em mais quatro cidades do Entorno. Para ele, os debates servirão de apoio para ouvir a sociedade, que sente na pele a falta de segurança, sugestões para tentar reverter o clima de medo vivido pela população. O parlamentar sugeriu a criação nas cidades dos Comitês de Segurança Pública, para ajudar na formulação de políticas públicas e cobrar dos gestores a execução de ações contra a violência. "Estamos dando nossa contribuição para este debate enquanto Poder Legislativo. Mas quem executa é o Executivo", declarou.
O deputado cabo Patrício (PT), que preside a Comissão de Segurança da Câmara Legislativa, afirmou que para vencer a luta contra o crime é preciso que os governos equipem suas forças de segurança e invistam em prevenção. Em sua opinião, a questão da segurança pública também não será resolvida sem a participação da população. "Esse é um problema de todos e, portanto, precisa do envolvimento da sociedade", disse. A deputada Erika Kokay, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, tem opinião semelhante ao colega de bancada. "Vivemos uma cultura do medo e vivemos aprisionados dentro de nossas próprias casas", lamentou Kokay. O objetivo das audiências públicas da Câmara Legislativa – proposta pela Bancada Distrital do PT em parceria com os parlamentares do partido em Goiás – é apontar soluções e propor ações de segurança pública para os três milhões de habitantes da Região Integrada do Entorno (RIDE) do DF. A RIDE é formada por 22 municípios (três de Minas Gerais e 19 de Goiás) que cresceram desordenadamente nos últimos 10 anos e bateram o recorde de aumento populacional brasileiro. Essas cidades, juntas, crescem 4,38% ao ano.
O crescimento desordenado e a ausência de ações do Poder Público tiveram resultados desastrosos na região. A explosão da violência urbana, com trágicos números de homicídios, assaltos, tráfico de drogas e o surgimento de grupos criminosos organizados, é a principal delas.
Confira o calendário das próximas audiências públicas:18/10 – Câmara Municipal da Cidade Ocidental, às 9h 25/10 – Câmara Municipal de Águas Lindas, 9h01/11 – Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto, 9h 08/11 – Câmara Municipal de Planaltina de Goiás, 9h da manhã
(Colaboração Marcelo Xavier - Liderança do PT)