Publicador de Conteúdos e Mídias

[Agora é Lei] Datas de combate à nomofobia e ao uso de celular ao volante passam a valer no DF

Publicado em 12/05/2021 16h19

Foto: Reprodução/Web

Nomofobia é o medo excessivo de não poder se comunicar por meio de celulares

Nomofobia é o medo excessivo de não poder se comunicar por meio de celulares

Nesta quarta-feira (12), o Diário Oficial do Distrito Federal trouxe a publicação das Leis nº 6.848/21 e 6.850/21, respectivamente propostas pelos deputados distritais Cláudio Abrantes (PDT) e Delmasso (Republicanos), que incluem no Calendário Oficial do DF datas voltadas à conscientização e prevenção de perigos relacionados ao uso de dispositivos eletrônicos.

Nomofobia

A Lei nº 6.850/21, de autoria do deputado Delmasso, prevê a criação de campanhas de combate à nomofobia, o medo excessivo de não poder se comunicar por meio de celulares. Além de ações educativas e preventivas, a matéria também propõe encaminhamentos para diagnóstico e tratamento da condição.

“Estima-se que cerca de 4% da população brasileira sofra hoje com a dependência digital. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo, que possui um grupo de apoio para pessoas que não conseguem se desconectar, aponta que no Brasil existem 8 milhões de pessoas viciadas em internet. Dentre o grupo de usuários do computador, 10% são viciados, enquanto 20% dos usuários de smartphone criam uma relação de dependência com o aparelho”, alertou o parlamentar.

Uso de celular ao volante

Já a Lei nº 6.848/20, redigida pelo deputado Cláudio Abrantes, tem o objetivo de combater o uso de celulares, ou outros dispositivos semelhantes, por motoristas ao volante para evitar acidentes de trânsito. 

“O uso do celular ao volante é uma verdadeira ameaça ao cidadão, tanto aos pedestres quanto aos próprios condutores. Chamar a atenção da sociedade para esse assunto é falar de vidas salvas, de histórias que deixam de ser interrompidas precocemente por acidentes que poderiam, sim, ter sido evitados. Então, esse é o resultado que esperamos, ao trazer essa lei que cria essa data em que tanto a população quanto o poder público lancem um olhar cuidadoso sobre o perigo representado pelo uso do celular ao volante”, explicou. A data de conscientização anual foi marcada para o dia 22 de maio.

Victor Cesar Borges - Agência CLDF