Publicador de Conteúdos e Mídias

27 de março se tornou o dia do Rock Brasiliense de acordo com Lei sancionada

Publicado em 08/01/2024 15h21

A Lei Nº 7.386/2024, que determina o Dia do Rock Brasiliense no dia 27 de março, foi sancionada na última sexta-feira (5). O autor do projeto é o deputado Ricardo Vale (PT), que também propôs que em todo o mês de Março haja atividades para homenagear o estilo musical na capital e seja conhecido como Mês do Rock Brasiliense.

Para o deputado,  foi na década de 1980 que o rock brasiliense deixou uma marca na história do rock brasileiro. Ricardo destaca que a partir de “Concerto Cabeças” o DF começa a se destacar no cenário do rock nacional.

“Entre 1978 e 1980, ocorreu o famoso Concerto Cabeças, festival que gestou alguns dos maiores nomes da música da capital federal. O evento aconteceu  primeiramente na SQS 311, e depois no Parque da Cidade, com participação de algumas das principais bandas do rock brasiliense, como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, e artistas como Cássia Eller, Renato Matos, e tantos outros que fizeram a história da arte na cidade.”


Para o parlamentar, a partir desse evento que a população brasiliense, principalmente os  jovens, passaram a se orgulhar da música que Brasília era capaz de produzir. A data escolhida é uma homenagem ao cantor Renato Russo.
 
“A banda Legião Urbana compõe um capítulo único e fundamental na história do rock brasileiro. Renato Russo, compositor, letrista, poeta e cantor, era dotado de um talento inigualável, que conquistou fãs em todo o Brasil até os dias atuais. O nome dele é sinônimo de orgulho brasiliense e a coroação de Brasília como capital do rock se deve muito aos feitos da saudosa Legião Urbana. 


A lei foi sancionada no Diário Oficial da União com assinatura da governadora em exercício Celina Leão (PP).
 

Joás Benjamin (Estagiário) - Agência CLDF

Mais notícias sobre