Publicador de Conteúdos e Mídias

"Reformador do Mundo" chega à Câmara Legislativa

Publicado em 11/10/2012 14h17

Mais uma exposição internacional movimentará a Câmara Legislativa no mês de outubro. Numa realização conjunta da Embaixada da República da Polônia e da Embaixada de Israel, com apoio da CLDF, estará aberta no foyer do Plenário da Casa, no período de 15 a 31 deste mês, a exposição Reformador do Mundo. Inteiramente dedicada à vida e obra do grande homem, herói do povo polonês e judeu, médico, pedagogo, ativista social, escritor, jornalista e defensor dos direitos da criança, Janusz Korczak, a mostra é composta de 21 imagens que mesclam fotos de arquivo com informações sobre o autor e citações de várias autoridades sobre ele. A abertura oficial acontecerá no dia 18 de outubro, às 10h, com a presença dos embaixadores da Polônia e de Israel e do presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT).

Durante a exposição, que integra a programação comemorativa ao mês da criança, será lançado o Selo Comemorativo Janusz Korczak, escolhido através de um concurso realizado com alunos da Escola das Nações/DF, Colégio Peretz/ SP e Colégio Renascença/SP.

A mostra foi idealizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Polônia e está relacionada com o aniversário de 70 anos da morte trágica de Korczak. As fotos e o material usado na confecção da exposição foram cedidos pelo Museu Histórico de Varsóvia, Fundação "Korczakarium", Associação Polonesa Janusz Korcak e do Guetto Fighters's House Museum em Israel. Além destas imagens, será exposto o desenho vencedor do concurso selo comemorativo e mais nove menções honrosas.

Sobre Korckzak - Janusz Korczak (nome verdadeiro Henry Goldszmit), conhecido também como Velho Doutor, nasceu em Varsóvia, em 1878, e morreu tragicamente no Campo de Extermínio Nazista em Treblinka em 1942. Foi médico, pedagogo, escritor, jornalista, ativista social e oficial do Exército Polonês. Ele era um judeu polonês que, ao longo de toda sua vida, afirmava pertencer tanto à nação polonesa quanto à judia.

Korczak foi um inovador pedagogo, autor de inúmeras publicações sobre a teoria e prática de educação. Foi um pioneiro na área de direitos da criança e na busca do tratamento igualitário da criança enquanto cidadã. Como diretor de vários orfanatos, Janusz criou o Tribunal Arbitral Infantil, uma das mais importantes instituições educativas implementadas por ele. A composição do Tribunal era votada e eram as crianças que analisavam casos, podendo igualmente julgar os próprios educadores.

"O tribunal de justiça pode constituir uma semente de igualdade dos direitos da criança, leva a soluções constitucionais, obriga a proclamar a declaração dos direitos da criança",dizia Korczak. Foi uma experiência educativa duradoura que confirmou a sua tese de que as crianças podem ser verdadeiros parceiros para os adultos. Jean Piaget, um renomado psicólogo suíço, que visitou um dos orfanados fundados e dirigidos por Korczak, disse sobre ele: "Grande homem que tinha coragem de acreditar nas crianças e nos jovens dos quais tomava conta, até o ponto de lhes confiar assuntos disciplinares e tarefas mais difíceis, de grande responsabilidade".

A inovação do método de Korczak consistia também em aproveitar os novos meios de comunicação para difundir as ideias e incluir as crianças na vida da sociedade. Em 1926, ele fundou a"Pequena Revista", um suplemento semanal do jornal para leitores adultos. Foi uma publicação única, na qual as crianças escreveram para crianças. Korczak realizou a campanha de defesa dos direitos da criança também através do rádio e pela sua atividade literária. O seu talento fazia com que as difíceis verdades que transmitia chegassem a um público numeroso, e as suas ideias, atuais até os dias de hoje e expostas principalmente nos livros "Como amar uma criança" e "O direito da criança ao respeito", foram implementadas nas iniciativas legislativas a favor das crianças, colocadas em prática depois da 2ª Guerra Mundial (ex. "Declaração dos Direitos da Criança", de 1959,"Convenção sobre os Direitos da Criança", aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989). "Reformar o mundo é reformar a educação"(Janusz Korczak )

A sua obra, revolucionária para os tempos em que viveu, tem sido fonte de inspiração em todo o mundo. Por isso, 70 anos após a sua morte, o Parlamento Polonês proclamou o ano 2012 o ANO JANUSZ KORCZAK, que ganhou o apoio de Thomas Hammarberg, Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, que afirmou: "O respeito pelas crianças e por suas opiniões é a principal mensagem do escritor, médico, educador polonês Janusz Korczak".

 

Serviço:

Exposição "Reformador do Mundo"

Data: 15 a 31 de outubro de 2012

Local: Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Praça Municipal Quadra. 02 Lote 5 - Ed. Sede.

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, 9 às 17 horas.

Entrada gratuita

 

Ficha Técnica:

A exposição "Reformador do Mundo" é composta por 21 imagens que mesclam fotos arquivais, com informações sobre o autor, trechos das suas obras e citações de várias autoridades sobre o próprio Janusz Korczak. A exposição foi realizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Polônia e está relacionada com o aniversário de 70 anos da morte trágica de Korczak. As fotos e o material usado na confecção da exposição foram cedidos pelo Museu Histórico de Varsóvia, Fundação "Korczakarium", Associação Polonesa Janusz Korcak e do Guetto Fighters's House Museum em Israel. Além destas imagens, será exposto o desenho vencedor do concurso selo comemorativo e mais nove menções honrosas.

Mais notícias sobre