Menu Exibir

Painel da Juventude - Programas e Políticas da Sociedade Civil e Entidades Privadas

Programa Vira Vida

Executor: Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) 

O objetivo principal é a inserção socioprodutiva dos participantes. A metodologia do programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, é dividida em quatro eixos: desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; capacitação para o mercado de trabalho, com educação básica e cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e mental; e empregabilidade. Atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos vítimas de violência sexual, em situação de extrema vulnerabilidade social. Cada turma tem duração de um ano, período em que os alunos têm aulas de educação básica e profissional, acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde, além de uma bolsa-auxílio mensal. Diariamente, eles também recebem três refeições.

Status: ativo
Projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo)

Executor: Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria 

O projeto é uma iniciativa do professor do Núcleo Francisco Celso, e tem o objetivo de inserir os jovens na economia criativa e na cultura, gerando renda e emancipação, conseguindo uma aprovação de quase 100% entre as meninas que passaram por ele. Já com relação aos meninos, os resultados não foram tão expressivos, não obstante se tenha alcançado resultado melhor do que a média prevista. A atuação com as meninas acontece na unidade feminina do Gama, pois a de Santa Maria atende apenas meninos.

Status: ativo
Projeto Ação Social do Planalto

Executor: Ação Social do Planalto 

A ONG foi fundada em 23 de setembro de 1963, em Brasília/DF, acolhendo crianças e adolescentes pequenos jornaleiros, que moravam nas cidades satélites, saíam de casa na madrugada e iam vender jornais no Plano Piloto. O projeto funciona com oficinas de literatura, percussão, culinária, esporte, teatro, informática e outros.

Projeto Junior Achievement (JA)

Executor: JA Worldwide 

É uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, a organização dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e o mercado de trabalho para crianças e jovens da América Latina. A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 10 milhões de jovens no mundo com o propósito de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais no público de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, estudantes de escolas públicas, a fim de criarem e potencializarem comunidades mais prósperas.

Status: ativo
Projeto Leitura

Executor: Associação Despertar Sabedoria Sol Nascente

O projeto tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre os moradores da região. Com a colaboração de voluntários, criou-se uma biblioteca comunitária, disponibilizando livros para todas as idades. Além disso, realizam-se atividades lúdicas e oficinas de escrita para estimular a criatividade e a imaginação dos participantes. Utiliza-se a leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e social e a formação de uma comunidade mais educada e consciente.

Status: ativo
Projeto Musical

Executor: Instituto Vida Plena 

O projeto leva educação musical a jovens, adultos e idosos. O instituto foi fundado em 20 de fevereiro de 2002 com o propósito de promover saúde, capacitação profissional, ações de esporte e lazer no atendimento multidisciplinar integral e humanizado em saúde mental à pessoa idosa e ao dependente psicoativo, buscando sempre uma vida plena.

Status: ativo
Projeto 5 Estrelas – Futebol

Executor: Instituto Mãos Solidárias 

O projeto leva atividades de futebol para crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos na Região Administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol, com um papel importante no desenvolvimento físico, social e emocional dos jovens.

Status: ativo
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Executor: Instituto Mãos Solidárias 

Por meio das aulas de idiomas, os participantes (crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, com famílias inscritas no CadÚnico) fortalecem sua empregabilidade, assim como são estimuladas em termos culturais e sociais, pois os cursos contêm carga horária de assuntos relacionados ao exercício da cidadania por meio do protagonismo e da arte, temas essenciais nas atividades.

Status: ativo
Programa Brincando e Educando

Executor: Casa Azul Felipe Augusto

Neste programa, estão inseridos os Projetos AABB Comunidade Casa Azul, Sonho Encantado e Escola de Música e Cidadania. O Programa tem o objetivo de desenvolver e incluir socialmente os participantes por meio de atividades didático-pedagógicas, esportivas, culturais, artes, dança, musicalização, informática e incentivo aos estudos, além de garantir alimentação balanceada. O público-alvo da Casa Azul Felipe Augusto são crianças e jovens com idade entre 6 e 25 anos.

Status: ativo
Programa de Olho no Futuro

Executor: Casa Azul Felipe Augusto 

Este programa envolve os projetos Coletivo Jovem, Sonhar para Voar, Alternativa Real e Aprendizagem. Presta-se assistência a adolescentes e jovens que já concluíram o ensino médio, propiciando cursos de capacitação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho como aprendiz, emprego formal ou como empreendedor. O público-alvo da Casa Azul Felipe Augusto são crianças e jovens com idade entre 6 e 25 anos.

Status: ativo
Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçados de Morte

Executor: Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude 

O Programa está presente em 22 Unidades Federativas: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Conta ainda com o Núcleo Técnico Federal (NTF), responsável por assessorar a Coordenação-Geral do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (CG.PPCAAM) na gestão nacional, além de atuar junto aos casos de ameaça de morte oriundos dos estados onde o programa não está implantado localmente (MT, PI, RO, SE e TO). Em relação aos resultados alcançados, desde a sua implantação, em 2003 até dezembro de 2022, o PPCAAM incluiu e protegeu 5.173 crianças e adolescentes e 8.444 familiares, totalizando 13.617 pessoas protegidas.

Status: ativo
Projeto Família Solidária

Executor: Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude

Surgiu da necessidade de ofertar cuidados em diferentes modalidades de acolhimento para crianças e adolescentes incluídos no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e que se encontram desacompanhados de seus pais ou responsáveis. O Projeto Família Solidária (PFS) estabelece colaborações com famílias da sociedade civil que se voluntariam a abrir seus lares para oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes. Todas as configurações familiares são bem-vindas e respeitadas.

 

É fundamental observar que a existência do projeto depende da disponibilidade de famílias dispostas a se prepararem e, consequentemente, acolherem as crianças e adolescentes. Essa disponibilidade vai além do mero desejo de cuidar, envolvendo aspectos objetivos, como o compromisso com um processo formativo e um acompanhamento técnico sistemático, transformando o ambiente familiar em um espaço de institucionalidade para a proteção.

 

A qualidade de qualquer serviço de acolhimento está diretamente relacionada ao reconhecimento de que o processo de formação, tanto inicial quanto contínuo, desempenha um papel essencial na criação de experiências bem-sucedidas na complexa tarefa de realizar acolhimentos familiares. Assim, as famílias solidárias não se comprometem a assumir a criança como filho. São, na verdade, parceiras do sistema de atendimento e auxiliam na preparação para a reintegração familiar. Cada família abriga um protegido por vez, exceto quando se tratar de irmãos.

Status: ativo
Programa Jovem de Expressão

Executor: Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude

Em mais de 17 anos de atividades, o programa atendeu milhares de jovens em todo o DF, proporcionando de forma gratuita a inserção da juventude em diversas atividades em conjunto com a rede de parceiros. O programa está presente na Região Administrativa de Ceilândia e tem como objetivo promover a saúde de jovens dos 18 aos 29 anos, realizando ações de terapia comunitária, prevenção à violência, ao crime e ao uso de drogas, incentivo de práticas saudáveis e empreendedoras na juventude. O programa conta com os projetos: 

 

Cursinho Preparatório: desde 2016, são realizadas aulas no pré-vestibular, cursinho preparatório do Jovem de Expressão. Os encontros têm como objetivo incentivar a conquista de uma vaga na universidade. 

 

Galeria Risofloras: foi criado para promover a democratização e popularização do acesso à arte, sendo uma das poucas do tipo fora do Plano Piloto, é um espaço de impulsionamento de jovens talentos que trabalham em busca de oportunidades e reivindicam territórios próprios de valorização da arte, salientando a urgência de se criar e transformar espaços de descoberta e experimentação artística.

 

Se Cuida Quebrada: iniciativa que busca oferecer atendimento psicológico e atividades voltadas para o bem-estar como: rodas de conversa, oficinas, atividades esportivas, vivências, entre outras de forma gratuita para os jovens, visando acolher a demanda de casos não atendidos nos centros especializados. Com objetivo de cuidar da saúde mental da juventude e de pessoas do território, os serviços são oferecidos por meio de parcerias com instituições e voluntários. 

 

Lecria: pretende estreitar os laços entre os participantes do programa e jovens empreendedores da comunidade, visando ao incentivo de ações empreendedoras nos territórios. Um ambiente de experimentação e impulsionamento de novas formas de empreender.

Publicador de Conteúdos e Mídias