Júri do Troféu Câmara é formado por integrantes do DF, RJ e SP
Júri do Troféu Câmara é formado por integrantes do DF, RJ e SP

O Júri Oficial do 21º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal é formado por uma atriz, um professor e um jornalista, todos eles com larga experiência no mundo do cinema. Os três têm atuação destacada no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O Júri Oficial escolherá os vencedores de 11 categorias, entre as 12 produções (seis longas e seis curtas) que disputam o Troféu CLDF. Serão distribuídos ao todo R$ 200 mil em prêmios, que inclui ainda duas categorias escolhidas pelo Júri Popular.
Os filmes serão exibidos na Mostra Brasília, nos dias 24 e 25 próximos (sábado e domingo), dentro da programação oficial do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece de 20 a 27 de setembro, no Cine Brasília. Os filmes também serão reprisados nos dias 26 e 27 (segunda e terça), no auditório da Câmara Legislativa.
O Júri é formado pela atriz, cantora, produtora e apresentadora com destacada carreira no teatro, no cinema e na televisão, Maria Ceiça, do Rio de Janeiro; pelo professor de Direção e Roteiro do curso de Fotografia e Cinema do IESB, formado em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Morais e mestre em Educação pela UnB, Paulo Moraes, do DF; e por Marcelo Lyra, de São Paulo, formado em jornalismo pela PUC-SP, tendo atuado como crítico de cinema no jornal O Estado de São Paulo e no Jornal da Tarde e é colaborador de publicações na área de cinema.
Saiba mais sobre os integrantes do Júri Oficial do 21º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal a seguir.
MARIA CEIÇA - RJ - Atriz, cantora, produtora e apresentadora com destacada carreira no teatro, no cinema e na televisão, formada pela Escola de Teatro Martins Pena. Interpretou personagens marcantes em novelas da TV Globo e da Rede Record que fortaleceram a teledramaturgia brasileira e do mundo lusófono, como a Tuquinha Batista, da novela "Felicidade", a Márcia, de "Por amor", e nas novelas "Fera ferida", "Uga Uga", "Prova de amor", "Mutantes", "Caminhos do coração" e "Os 10 Mandamentos". No cinema, ganhou o Troféu Andorinha do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa e foi homenageada especial no African Film Festival em Nova York. Também atuou em importantes produções brasileiras e internacionais, entre elas, "Filhas do vento" de Joelzito Araújo, "Cruz e Sousa, o poeta do desterro" de Sylvio Back, "O testamento do Sr. Napomuceno" (Cabo Verde), de Francisco Manso, "Orfeu", de Cacá Diegues, e "O herói", de Zezé Gamboa (Angola), vencedor do Grande Prêmio do Sundance Festival.
PAULO MORAES - DF - Professor de Direção e Roteiro do curso de Fotografia e Cinema do IESB, é formado em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Morais e mestre em Educação pela UnB. Autor de peças de teatros e roteiros, atua na formação de gerações de cineastas.
MARCELO LYRA - SP - Formado em jornalismo pela PUC-SP, atuou como crítico de cinema no jornal O Estado de São Paulo e no Jornal da Tarde e colaborador de publicações na área de cinema, como Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e outros. É autor do livro "Cinema como razão de viver". Ministra cursos de história do cinema, realiza curadorias de mostras de cinema e participa de comissões de seleção e júris de cinema em todo o Brasil. Já ganhou o prêmio Abic de melhor reportagem.
Veja também:
Mais notícias sobre
