Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados reivindicam ações do GDF focadas na saúde mental de policiais

Publicado em 09/04/2024 18h49

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

Na sessão ordinária desta terça-feira (09), deputados da Câmara Legislativa do DF clamaram por mais políticas públicas voltadas à saúde mental dos policiais militares que atuam no âmbito distrital. Recentemente, diversas reclamações sobre o assunto chegaram à Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Casa. A temática mobilizou deputados que se pronunciaram no comunicado de líderes.

“Estou aqui hoje para cobrar do poder público que haja de fato tratamento e atendimento em saúde mental para os policiais militares do Distrito Federal. Eles lidam com questões fundamentais do conflito social, eles lidam com questões agudas da sociedade e não dá para um policial militar esperar quatro meses para uma supervisão em saúde mental, um atendimento psiquiátrico e psicossocial. Isso é inaceitável porque coloca em cheque também o direito da população à segurança pública", denunciou o deputado Fábio Felix (Psol). Ele alertou que o governo do Distrito Federal precisa tratar urgentemente do problema.

Já o parlamentar Hermeto (MDB) informa que, só em 2024, nove policiais se suicidaram no DF, muitos deles recém-admitidos. “É triste o que está acontecendo: a nossa corporação está sangrando, está sofrendo”, lamentou. “Precisamos de psiquiatras para atender a corporação, precisamos credenciar clínicas de psiquiatria, precisamos de valorização dos policiais e de um plano de reestruturação”, complementou.

Também sensibilizado com a pauta, o deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil) ponderou que não é possível garantir segurança de primeira linha se não cuidarmos dos policiais que saem de casa para defender "nossas vidas". Ele ainda reforçou o coro dos colegas ao exigir mais profissionais da saúde mental para tratar dos policiais militares.

Daniela Reis - Agência CLDF