Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados cobram projeto de drenagem de águas em Sol Nascente, Ceilândia e Sobradinho

Publicado em 22/03/2023 18h27

Foto: Figueiredo/CLDF

“Ceilândia cresceu muito e não tem rede de drenagem compatível com seu tamanho; a água desce de forma escalonada para o Sol Nascente e faz um desastre terrível", comentou Max Maciel

Os estragos causados pelas chuvas foram tema de manifestações de parlamentares na sessão da Câmara Legislativa desta quarta-feira (22). O assunto foi levado ao plenário pelo deputado Max Maciel (PSOL), que saudou os moradores de Sol Nascente e Ceilândia “mais uma vez” afetados. “O projeto Drenar/DF começa pela área central do Distrito Federal e deixa a periferia abandonada”, criticou.

“Ceilândia cresceu muito e não tem rede de drenagem compatível com seu tamanho; a água desce de forma escalonada para o Sol Nascente e faz um desastre terrível”, afirmou o distrital. Max Maciel informou que a elaboração do projeto de drenagem para Ceilândia está orçada em R$ 7 milhões, e sua implementação, em R$ 150 mi. Segundo ele, será marcada uma reunião com o BRB para tratar do custeio das obras. 

Problemas na drenagem das águas pluviais foram apontados, também, na região de Sobradinho. “Tem chovido muito e, na região norte, há asfalto com mais de 20 anos: é buraqueira aparecendo toda hora”, disse o deputado Ricardo Vale (PT). “É preciso fazer projetos de drenagem de águas pluviais. No Setor de Mansões de Sobradinho não tem projeto, na avenida São Francisco também não”, continuou o parlamentar. 

Vale defendeu a realização de projetos antes da execução de obras: “Como vai fazer obra para resolver a situação sem um projeto? Operação tapa-buraco já não resolve mais, é enxugar gelo”.

Denise Caputo - Agência CLDF