Auditores denunciam irregularidades na gestão do DFTrans
Auditores denunciam irregularidades na gestão do DFTrans

Um grupo de auditores fiscais de transporte denunciou uma série de irregularidades na gestão de Marco Antonio Campanella à frente do DFTrans na reunião extraordinária da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta quinta-feira (26). Os auditores alegam que estão sendo impedidos de exercer suas funções e estão sendo "humilhados, achacados e perseguidos" pelo diretor-geral do órgão. A comissão vai decidir em sua próxima reunião a aprovação de um convite para que Campanella preste esclarecimentos sobre as denúncias.
A associação de servidores do DFTrans elaborou uma representação com as denúncias contra o diretor e encaminhou o documento para vários parlamentares e para o Ministério Público. Segundo eles, o diretor exige que qualquer ação dos auditores tenha que ser previamente autorizada por ele. O grupo denunciou, ainda, a personalização da administração do órgão, com a substituição de servidores concursados de postos estratégicos por apadrinhados políticos. A associação defendeu, também, a imediata nomeação de 55 auditores aprovados em concurso público.
Fiscalização - As denúncias já estão sendo investigadas por meio de um requerimento de fiscalização e controle aprovado na comissão e que tem como relatora a deputada Eliana Pedrosa (PPS). O presidente do colegiado, deputado Joe Valle (PSB), informou que vai consultar a relatora para saber o andamento da apuração e, na próxima reunião, vai submeter aos demais integrantes a aprovação de um convite ao diretor para prestar esclarecimentos, já com um objeto definido.
Os integrantes da comissão também aprovaram o pedido de várias informações ao DFTrans sobre os programas de passe livre estudantil (PLE) e passe livre para portadores de necessidades especiais (PNE). Entre outros pontos, a comissão quer saber o número de estudantes e deficientes cadastrados nos programas, o total de gratuidades no primeiro semestre deste ano, o impacto dos programas na composição do custo das passagens de ônibus e qual o sistema de monitoramento utilizado nos programas.
Medicamentos - A comissão aprovou também um requerimento de informações ao secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, sobre o estoque atual e o consumo de medicamentos e insumos.
Além disso, foi aprovada a solicitação de informações detalhadas ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) sobre os recursos arrecadados como compensação ambiental no DF. A comissão vai sugerir que essas informações sejam disponibilizadas no site do órgão, como cumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI).
Participaram da reunião os deputados Joe Valle, Arlete Sampaio (PT), Chico Leite (PT) e Wellington Luiz (PMDB).
Mais notícias sobre
