Publicador de Conteúdos e Mídias

Aprovados em concursos pedem derrubada de vetos que impedem nomeações

Publicado em 25/10/2016 14h47

Representantes de aprovados em concursos públicos para várias categorias do GDF ocuparam as galerias na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal, desta terça-feira (25), para pedir aos deputados distritais a derrubada de vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que atrapalham as nomeações. Entre os aprovados estão postulantes aos cargos de orientadores educacionais, defensores públicos, dentistas, entre outros.

Vários parlamentares se manifestaram em apoio aos concursados. Os vetos deverão ser apreciados ainda na sessão desta terça-feira. O líder do PT, deputado Wasny de Roure, destacou que a derrubada não garante a nomeação dos aprovados, pois esta é uma prerrogativa do executivo. Mas ele explicou também que sem a derrubada dos vetos, as nomeações ficam inviáveis.

O deputado Raimundo Ribeiro (PPS) demonstrou preocupação com o acirramento da relação entre o governador Rodrigo Rollemberg e os servidores públicos. Para ele, alguém precisa aconselhar urgentemente o governador sobre a gravidade da situação. Ribeiro acredita que a cidade vai mergulhar em um caos com a deflagração de greves em vários setores, sem que o GDF tome qualquer ação para dialogar com os servidores.

O distrital informou que ouviu de um representante do Executivo que o governo só voltará a conversar com os professores em fevereiro do próximo ano, o que considerou um grave erro. Raimundo Ribeiro mencionou ainda uma discussão entre dois delegados da polícia civil sobre a crise na segurança, que por pouco não acabou em tragédia.

O deputado Chico Vigilante (PT) também criticou o não pagamento dos reajustes e diversos benefícios para os servidores públicos. Segundo ele, o governo está dando um calote.

Gama – Vigilante abordou também o fechamento da pediatria do hospital do Gama. O parlamentar lembrou que há 20 anos, durante um governo do PT, a unidade recebia o título de hospital amigo da criança. "Agora, o governador Rollemberg está transformando o local em hospital inimigo da criança", lamentou, acrescentando que um abaixo-assinado com milhares de assinaturas pede a reabertura imediata da pediatria do hospital do Gama. "Isso é uma vergonha. Se eu fosse o governador, eu renunciaria ao mandato se não conseguisse manter a pediatria em funcionamento", completou.

Wasny de Roure relatou aos colegas visita que fez no último sábado (22) a São Sebastião, onde visitou algumas áreas ambientais vulneráveis. O parlamentar demonstrou preocupação especialmente com uma área ocupada por cerca de 200 famílias, por meio de cessão do Incra à Associação de Carroceiros da cidade. Na opinião do distrital, é necessário debater o papel do cavalo e da carroça como atividade econômica. Para ele, os carroceiros têm que ser enxergados como profissionais e contar com o apoio de órgãos do governo, como a secretaria de agricultura, por exemplo.

Wasny também criticou a utilização de alimentos enlatados nas escolas de tempo integral, que são conhecidamente danosos à saúde. O deputado Joe Valle (PDT) considerou a situação um "absurdo completo". Para ele, a Câmara deve ser mobilizar para pressionar o governo a rever esta situação, especialmente diante da grande produção de alimentos naturais no DF.  

Mais notícias sobre