Publicador de Conteúdos e Mídias

Wasny propõe criação de entidade que represente legisladores da Ride-DF

Publicado em 21/06/2013 14h14

Ao final do 1º Encontro dos Legisladores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), realizado na Câmara Legislativa nos dias 20 e 21 de junho, o presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT), propôs a criação de uma entidade que congregue os parlamentares dos municípios e unidades da federação que integram a Ride-DF. Segundo o distrital, os legisladores devem pensar de maneira coletiva e formatar uma organização com estatuto, alcance, atribuições e conselho fiscal. "Um mínimo de estrutura para que possamos nos sentir representados", explicou.

Wasny observou ainda que "é preciso ocupar espaço" e que a entidade fiscalize os gastos do PAC do Entorno, que será lançado em breve pela presidente Dilma Roussef. "Já temos na CLDF a Frente Parlamentar de Apoio à Ride e colocamos a nossa estrutura em prol da organização", afirmou.

Para a deputada Eliana Pedrosa (PSD), é necessário que os estados relembrem o espírito de cooperação que levou à criação da Ride-DF, em 1998. "No caso da guerra fiscal, por exemplo, essa questão deveria ser tratada em conjunto e não cada um puxando a sardinha para o seu lado", ressaltou a distrital.

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), José Inácio Magalhães Pinto, observou que a Ride-DF foi criada para estimular o desenvolvimento e diminuir as desigualdades na região. "O DF é um caso especial, pois é o ente privilegiado economicamente e é quem sofre as consequências da sobrecarga de seus equipamentos públicos", destacou.

Presente aos debates desta tarde, o mestre em economia Dalmo Pereira reforçou aos legisladores a importância das emendas parlamentares para a economia dos municípios: "As emendas dos deputados federais e senadores dos estados integrantes da Ride podem chegar a 1,3 bilhão".

Ride – A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno foi criada pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, e abrange municípios dos estados de Goiás (Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa) e Minas Gerais (Buritis, Cabeceira Grande e Unaí), além do DF.

Leia mais:

Encontro discute soluções para Região Integrada do DF

Distritais e vereadores discutem problemas no transporte entre DF e entorno

 

Mais notícias sobre