Trabalhador rural recebe homenagens em seu dia
Trabalhador rural recebe homenagens em seu dia

O deputado avaliou que o governo do ex-presidente Lula fez uma revolução no âmbito da agricultura familiar, mas considerou que as políticas públicas federais ainda não aconteceram no Distrito Federal. Mesmo assim, segundo disse, "os trabalhadores rurais do DF compõem a imagem operosa e responsável da população, pela qual a cidade deveria ser reconhecida".
Com o mesmo enfoque, a deputada Rejane Pitanga (PT) também assegurou que a Casa é o espaço para receber, discutir e homenagear aqueles que são responsáveis pela riqueza do país, e que, a despeito dessa importância, são praticamente invisíveis no momento de definição das políticas públicas ofertadas à população.
Lembrando que sua família é originária do campo, e que ele é também um produtor rural, o deputado Olair Francisco (PTdoB) afirmou que embora a reforma agrária esteja na pauta dos últimos vinte anos, os problemas rurais estão longe de serem resolvidos. Para ele, até 1960, foi o homem do campo o responsável pela riqueza nacional, pois a industrialização só veio depois.
O secretário do Trabalho do GDF, Glauco Rojas Ivo, elogiou as preocupações do deputado Joe Valle (PSB) com o tema e anunciou que o governo vai reabrir, no próximo mês, o microcrédito rural. Adiantou, ainda, que já há 300 trabalhadores cadastrando aguardando a oportunidade de investir no setor.
Também se manifestaram na sessão solene o secretário-adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF, Nilton Guimarães; o presidente da Ceasa, Júlio César Menegotto; o diretor-executivo da Emater/DF, Almeri da Silva Martins; o coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Francisco Miguel de Lucena; e o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF, Mansueto Lunardi.
O deputado Joe Valle distribuiu também moções de louvor a todos aqueles que se destacaram em suas atuações e contribuíram para o fortalecimento das atividades rurais.