Sobrinha de Portinari recebe homenagem da Câmara Legislativa
Sobrinha de Portinari recebe homenagem da Câmara Legislativa

A artista plástica paulista Marysia Portinari - sobrinha de Cândido Portinari - será homenageada nesta quarta-feira (14), às 19h30, no foyer do Plenário da Câmara Legislativa, onde está montada, desde o dia 14 de fevereiro, a exposição "Retalhos de Fantasias", composta de 23 quadros da artista. No dia em que completa 75 anos, Marysia receberá das mãos do presidente da Casa, deputado Patrício (PT) uma moção de louvor pelo trabalho em prol da cultura brasileira.
Por sua vez a artista doará uma tela e um catálogo de suas obras à Câmara Legislativa.
A mostra poderá ser visitada pelo público brasiliense até a próxima sexta-feira (16), das 9h ás 17h, com entrada franca.
Composta de telas com cenas circenses e de casamentos no interior, bem como paisagens campestres e abstrações da mais recente produção da artista, a exposição é fruto do acordo de cooperação firmado em junho de 2011 entre a Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa para o intercâmbio técnico-científico, social, museológico, artístico e cultural entre as duas casas legislativas.
A obra de Marysia, até pouco tempo exclusivamente figurativa, apresenta agora multiplicidade temática, manifestando toda a sua versatilidade em várias séries. Essa nova fase representa uma evolução artística demonstrada pelo cromatismo cheio de alegria e brasilidade. De feição expressionista, muitas vezes com forte lirismo, a artista paulista também deixa transparecer em sua pintura um quê de naïf. Sempre lançando mão de um apurado desenho, Marysia criou séries de vida rural, circense, brinquedos e soldadinhos, além de manequins, animais e naturezas-mortas. Além disto, ela pinta retratos, autorretratos, e por fim, o abstracionismo.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), observa que a parceria com a Câmara dos Deputados vem permitindo ao Legislativo local compartilhar obras para exposições temporárias de artistas nacionais, que já vêm sendo realizadas com reconhecido êxito na Câmara dos Deputados, como é o caso da mostra de Marysia Portinari, que por lá passou entre agosto e outubro do ano passado.
"Para nós é uma enorme satisfação e um privilégio abrigar essa importante mostra e proporcionar aos brasilienses que visitam a nossa Casa Legislativa um encontro com as criações de Marysia Portinari, importante pintora, desenhista, gravadora e escultora brasileira", acrescentou Patrício.
A artista – Primogênita dos quatro filhos de Ítalo Greggio e Julieta Portinari Greggio, Marysia nasceu em Araçatuba (SP), em 14 de março de 1937. Fez os primeiros estudos no Educandário Nossa Senhora Aparecida das Irmãs Zeladoras do Sagrado Coração de Maria. Ali cursou do Jardim de Infância ao antigo ginasial. Nas férias, parentes e amigos iam para Brodowski, penúltima estação da estrada de ferro Mogiana, onde se situava o casarão da sua família materna, de imigrantes italianos, hoje transformado em Museu Portinari. No mesmo vasto terreno havia um grande jardim – onde a avó cultivava rosas – a casa da bisavó e uma capelinha com maravilhosas pinturas do renomado tio "Candinho".
Em 1950, a família de Marysia mudou-se para São Bernardo do Campo e, logo depois, para São Paulo, onde a artista completou seus estudos. Já em São Paulo, fez o curso de desenho e pintura com Waldemar da Costa e Flávio Mota no Museu de arte de São Paulo. Iniciou também seu aprendizado com o tio materno, Cândido Portinari, tendo vivido na casa dele, no Rio de Janeiro, até 1955.
De 1955 a 1958 morou outra vez em São Paulo, pintando figuras, casamentos caipiras, flores e naturezas mortas, assim como um painel para a Companhia de Seguros Lloyd Sul Americano. Retornou ao Rio no início de 1959, então trabalhando como auxiliar de Portinari em painéis e retratos. Em 1961, voltou em definitivo para São Paulo, onde se casou com o crítico de arte e pintor Paolo Maranca. Em 1976, a Galeria Bonfiglioli realizou exposição retrospectiva dos seus 20 anos de carreira artística. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior (Portugal, Espanha, França, Itália, Estados Unidos, México e argentina).
Serviço:
Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: De 14 de fevereiro a 16 de março de 2012
Horário: Das 9h às 17h
Entrada gratuita
Contato do artista – (11) - 2886-9392 / 7534-8809
Realização Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa do DF