Situação de colapso do sistema de saúde mobiliza debate dos distritais

Publicado em 23/03/2021 18h19

Foto: Reprodução/TV Web CLDF

Em meio à críticas à gestão da pandemia, os distritais comemoraram a vacinação do deputado Valdelino Barcelos, primeiro distrital a ser imunizado

A situação de colapso do sistema de saúde do Distrito Federal mobilizou os deputados distritais a debaterem, na sessão remota da Câmara Legislativa desta terça-feira (23), as circunstâncias da crise. Em meio a várias abordagens, foram endereçadas sugestões ao GDF para ajudar no combate à Covid-19. Os parlamentares também comemoraram a aplicação da primeira dose do imunizante Coronavac, nesta data, no deputado Valdelino Barcelos (PP), que se tornou o primeiro distrital a ser vacinado.

Lamentando que pessoas estejam morrendo à míngua e corpos sejam depositados no chão, em unidades de saúde, o deputado Chico Vigilante (PT) enfatizou que a fábrica de oxigênio do Hospital de Base precisa ser reativada para que não haja dependência de uma única empresa no fornecimento do produto. Para Leandro Grass (Rede), a conjuntura “é muito delicada e, por isso, algo mais consistente precisa ser feito”. Ele defendeu que o DF ainda tem as condições de se tornar um exemplo de enfrentamento da pandemia, “desde que dê uma guinada em direção à responsabilidade na gestão”. E fez um apelo para que o governo ajude os micro e pequenos empresários.

A deputada Arlete Sampaio (PT) chamou a atenção para o fato de que 418 pessoas esperavam por uma vaga em UTIs, destas 330 tinham Covid-19. Também destacou as filas “quilométricas” para a imunização. “Porque fazer os idosos sofrerem tanto se temos a expertise das salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. Falta previsão e compreensão”, reclamou. Júlia Lucy (Novo) acrescentou que o DF ultrapassou a marca de 5 mil mortos: “Hoje é um dia de extrema tristeza”. A distrital condenou a maneira como o governo local tem decretado medidas de isolamento e propugnou a urgência da concessão de auxílios. “Sem isso, as pessoas não vão ficar em casa”, alertou.

Por sua vez, o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) condenou decisão da Secretaria de Educação de suspender o pagamento do benefício no valor de R$ 500,00 aos educadores sociais voluntários que, segundo lei aprovada pela CLDF, deveria ser garantido durante o período da pandemia. Ele informou que, a seu pedido, o Tribunal de Contas do DF deve examinar, nesta quarta-feira (24), a questão. Enquanto Valdelino Barcelos pediu para que seja revisto o auxílio, também cancelado, ao setor de transporte escolar e vans. Sobre a vacina, avaliou que se o país viesse tratando do assunto desde o ano passado, “estaríamos mais tranquilos”.

O deputado Fábio Felix (Psol) criticou a postura do GDF que “decreta isolamento social em alguns setores e, logo em seguida, flexibiliza as medidas”. Na opinião dele, “esse lockdown parcial, que dura meses, é pior para todos”. Já o deputado Jorge Vianna (Podemos) fez um chamamento aos colegas para que destinem emendas parlamentares ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-DF) que, entre outras funções, organiza os conjuntos de dispositivos utilizados nos testes de detecção do coronavírus. Ele sugeriu ainda que o governo aumente a carga horária dos profissionais de saúde que assim desejarem.

Prioridade de vacinas para policiais

A entrada de servidores da área de segurança pública e de fiscalização no rol de prioridades da vacinação foi outro tema destacado por parlamentares de diversos partidos. Agaciel Maia (PL) louvou a iniciativa. “É uma questão de justiça e de segurança para toda a comunidade”, analisou, citando que 19 policiais da ativa faleceram em consequência da Covid-19. O líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Hermeto (MDB), além de fazer referência ao momento de pesar pelo qual passamos, notou que os PMs vão às ruas para fazer cumprir as normas de combate da pandemia.

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), se disse “feliz” por ter contribuído para que o governo tomasse a medida. O deputado Robério Negreiros (PSD) também elogiou a entrada das forças policiais na lista. E Cláudio Abrantes (PDT) analisou que a inclusão “é extremamente necessária”. Em seguida, apelou para que a categoria dos rodoviários seja considerada prioritária, dadas as peculiaridades do serviço. Iniciativa que partiu também do deputado João Cardoso (Avante), ao falar durante a sessão realizada por videoconferência.

Marco Túlio Alencar
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF