Publicador de Conteúdos e Mídias

Sindical completa 18 anos e busca diálogo em defesa dos servidores

Publicado em 29/03/2011 13h08
"O que nós queremos é dialogar, sempre", defendeu hoje (29) de manhã o presidente do Sindical - sindicato que representa os servidores da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do DF -, Adriano Campos, na sessão solene que comemorou os 18 anos de criação da entidade, realizada no auditório da Casa. O sindicalista ressaltou como bandeiras prioritárias da categoria o respeito ao plano de carreira, à data-base de janeiro, como também a participação efetiva na proposta de reestruturação administrativa.

A solenidade, presidida pelo deputado Rôney Nemer (PMDB), foi marcada pela defesa de  negociação entre servidores da Câmara Legislativa  e parlamentares para a concretização de uma reestruturação administrativa eficaz que atenda aos interesses da sociedade.

Ao abrir a sessão comemorativa, Nemer parabenizou os servidores do legislativo, destacando que, como servidor público, reconhece o "relevante papel desempenhado nesses 18 anos de história".
 O parlamentar pregou a necessidade de servidores e parlamentares buscarem o entendimento "para a construção de um legislativo cada vez mais forte e democrático".
 O líder do governo, deputado Wasny de Roure (PT), lembrou aos servidores que acompanhou o processo de criação do Sindical, como também sua consolidação "como uma entidade que luta não apenas por interesses corporativos, mas também pela defesa do interesse público". Comentou a "crise do legislativo", em razão da sucessão de denúncias contra parlamentares, e também as dificuldades impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ao propor diálogo constante entre servidores e a Mesa Diretora da CLDF.

O respeito ao plano de carreira e a valorização dos servidores concursados foram destacados pelo deputado Agaciel Maia (PTC) como propostas que irá perseguir ao longo do seu mandato parlamentar. Defendeu inclusive que o legislativo local adote modelo de gestão semelhante ao do Senado, onde  salientou ter criado uma ampla estrutura na área de Comunicação Social, com servidores concursados.

Maioridade - Ao agradecer os cumprimentos e manifestações de apoio, Adriano Campos relatou as dificuldades enfrentadas pelos servidores do legislativo local ao longo dos últimos 18 anos. "Chegamos à maioridade com muitas histórias de lutas. Hoje podemos dizer que chegamos às vezes a abrir mão de reivindicações salariais, corporativas, para defender lutas políticas mais amplas", enfatizou.

Adriano destacou que os servidores aguardam agora a conclusão das negociações para a reposição salarial, que não acontece há vários anos. E defendeu também a participação dos servidores no processo de ocupação dos cargos comissionados. "É preciso que as indicações dos parlamentares sejam pautadas pelo mérito dos servidores e não sejam impostas por barganhas políticas".

Ao final da sessão solene, servidores, parlamentares e convidados puderam conhecer no hall de acesso ao auditório a exposição fotográfica do Sindical, com 18 fotos que mostram momentos marcantes das lutas daquela categoria, como o episódio do "enterro" da Lei Orgânica.

Mais notícias sobre