Sessão solene destaca relevância dos papiloscopistas na investigação e combate ao crime

Publicado em 25/03/2022 14h00

Foto: Divulgação/Gab. Cláudio Abrantes

Os papiloscopistas da Polícia Civil do Distrito Federal foram homenageados em sessão solene da Câmara Legislativa (CLDF) realizada no auditório do Kubitschek Plaza Hotel, nesta sexta-feira (25). O autor da iniciativa, deputado Cláudio Abrantes (PDT), salientou a importância da especialidade para a investigação criminal e a dedicação destes profissionais. “A homenagem é algo pequeno diante da importância deles para todo o sistema de combate ao crime no nosso país”, afirmou. O evento fez parte da programação do Segundo Simpósio Nacional de Identificação Biométrica, organizado pela Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp).

A presidente da Asbrapp, Maíra Lacerda, destacou os avanços do Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF (PCDF), como a implantação de um sistema de multibiometria. “Tenho certeza que a gente tem cumprido a nossa missão perfeitamente todos os dias, principalmente quando a gente é conduzida por líderes que sabem da importância do lugar onde eles estão”, frisou. De acordo com ela, as melhorias conquistadas pela PCDF influenciam positivamente o trabalho investigativo de todo o Brasil.

Para a procuradora de Justiça Arinda Fernandes, a produção de prova técnica é mais importante do que a testemunhal e, por isso, sempre teve “uma admiração profunda” pelo trabalho do papiloscopista. “Eu entendo que esse compartilhamento do conhecimento técnico e científico acerca da biometria humana e sua utilização no contexto da atividade de investigação policial é fundamental para o avanço dos nossos processos”, afirmou. No entanto, ela salientou que as novas tecnologias também trarão dilemas sobre o direito à privacidade.

Representando o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, o chefe de gabinete da pasta, Tiago Costa, defendeu a união de todos os profissionais da PC: “A complexidade das suas atividades exige que todos estejam juntos. Quanto mais próximos estivermos, melhor será a nossa atividade, melhor vai ser a entrega, o serviço prestado aos cidadãos”. Ele também ressaltou, particularmente, o trabalho dos papiloscopistas. “É uma atividade essencial na identificação criminal. São justos e merecidos todos os elogios a essa atividade. Estão todos de parabéns”.

Recém-empossado como coordenador-Geral de Políticas para as Instituições de Segurança Pública, Simão Pedro Albuquerque disse que terá agora oportunidade de desenvolver políticas públicas para instituições de segurança. Ele lembrou os quatro anos que esteve à frente do Instituto de Identificação da PCDF, ressaltando o nível técnico dos profissionais: “A cada dia que a gente ia trabalhar era um incentivo, um ânimo, porque vocês prestam um trabalho realmente de excelência”. Ele também parabenizou a Abraspp pela realização do Simpósio.

Segundo o diretor-adjunto do Instituto de Identificação da PCDF, Arnaldo Fontenele, o órgão vem se aprimorando ao longo dos anos. Ele destacou a aquisição da primeira câmara de fumigação de cianoacrilato da América Latina, equipamento de alta tecnologia na produção de prova material e revelação de impressões digitais em veículos. Outra conquista, ainda segundo ele, foi a construção de sede própria, com prédio exclusivamente destinado para o trabalho dos papiloscopistas. “Pertenço a uma categoria de profissionais que amam o que fazem. Somos uma engrenagem essencial nesse grande sistema que é a segurança pública no nosso país”, afirmou.

O presidente da Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação, Antônio Aguiar Filho, criticou proposta da Lei Orgânica Nacional da PC que retira os peritos criminais da PC. Segundo ele, a mudança “praticamente acabava o nosso cargo, tentando uma usurpação das nossas atribuições”.

Também se colocou contra a criação da Polícia Científica o presidente da Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais, Paulo da Silva Bezerra: “A polícia tem um corpo técnico maravilhoso. Profissionais de alto padrão, que precisam ser reconhecidos e valorizados dentro das suas atividades. Por que a gente vai deixar esvaziar a nossa PC das suas atribuições? Precisamos é fortalecer”.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), Alex Galvão, os agentes de Brasília são referência nacional. “Se a gente tem hoje uma polícia com 92% de resolução de homicídios, número de países desenvolvidos, é graças à qualidade do seu pessoal”. Ele ressaltou ainda o “tamanho da responsabilidade, qualidade, e do belo trabalho” prestado pelos papiloscopistas. Ao final da cerimônia, foram entregues moções de louvor da CLDF a oito profissionais e à própria Asbrapp, bem como certificados do Sinpol, em reconhecimento aos “relevantes serviços” prestados à população.

Mario Espinheira - Agência CLDF