Publicador de Conteúdos e Mídias

Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa termina em meio a reflexões e festa

Publicado em 09/10/2025 16h48

Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF

A segunda edição do evento ocorreu entre os dias 7 e 9 de outubro, na CLDF

Baseada em três eixos temáticos – Saúde e Qualidade de Vida, Cidadania, Cultura e Bem-Estar –, a Segunda Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Legislativa foi encerrada nesta quinta-feira (9) computando mais de mil atendimentos em várias áreas. Defensoria Pública, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, Senac, Sesc e BRB Mobilidade foram algumas entidades que prestaram serviços gratuitos. Atividades culturais também foram realizadas.

Organizada pela Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (PRO 60+), o evento teve programação extensa voltada para o público com mais de 60 anos de idade. Titular da Procuradoria, o deputado Chico Vigilante (PT) observou que a segunda edição não se resumiu aos serviços de saúde, beleza, emissão de documentos, orientação jurídica e habitacional, e às atividades culturais e educativas. “Foi um momento de profunda reflexão a respeito do idoso no DF”, afirmou.

 

O Porcurador do PRO 60+, deputado Chico Vigilante. Foto:


Na cerimônia de encerramento, foi apresentado o Observatório da Pessoa Idosa da Câmara Legislativa, que tem o objetivo de munir a Casa com informações e dados necessários para a construção de políticas públicas. Elaborado pela Consultoria Técnico-Legislativa de Fiscalização, Controle, Acompanhamento de Políticas e Contas Públicas e Execução Orçamentária (Conofis) e disponível no portal da CLDF, “contém painéis sobre legislação, monitoramento orçamentário, saúde, denúncias e violação dos direitos”, explicou o servidor Washington Rodrigues da Silva.

Conscientização

No auditório da Câmara Legislativa, idosos de várias cidades do DF – entre os quais João Cardoso, nascido em Itabuna (BA), com 104 anos de idade – ouviram ainda representantes das instituições parceiras do evento. Defensor Público-Geral do DF, Celestino Chupel ratificou que “foi uma semana de conscientização”. Já Vitor Corrêa, diretor regional do Senac-DF, reafirmou o compromisso com a iniciativa.

 

Cerimônia de encerramento, no auditório da CLDF. Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF


Por sua vez, a delegada-chefe da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação (Decrin), Ângela Maria dos Santos, alertou contra crimes de fraudes, destacando que, ao contrário do que é pregado, os idosos representam 16% das vítimas.

Também confirmaram apoio às iniciativas que visam aos direitos da pessoa idosa, Cíntia Gontijo, diretora de Programas Sociais do Sesc-DF; Suzana Funghetto, diretora-geral da Rede Geronto; e Paula Ribeiro, da Subsecretaria de Políticas para o Idoso do GDF. Por sua vez, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) usou a frase “Sou uma junção de retalhos” para exprimir a experiência e o momento em que se encontra aos 68 anos de idade.

 

O evento contou com extensa programação cultural. Foto: Andressa Anholete/ Agência CLDF


Após a cerimônia, na Praça do Servidor da Câmara Legislativa, os idosos dançaram ao som do grupo Fuzuê do Cerrado, da Ceilândia, que tocou e cantou um repertório de forró, ciranda e carimbó.

Veja mais fotos do evento no Flickr da Agência CLDF.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF