Relatório original da CPI da Codeplan é publicado
Relatório original da CPI da Codeplan é publicado

A publicação desse relatório atende a parecer da Procuradoria da Casa e representa, para o presidente Patrício (PT), "a disposição de acabar com a cultura de que CPI termina em pizza".
A CPI da Codeplan investigou denúncias de corrupção no Governo do Distrito Federal envolvendo governadores, empresários e distritais. O relatório publicado hoje sugere o indiciamento de 22 pessoas e agora será encaminhado aos órgãos competentes.
Elaborado pelo ex-deputado distrital Paulo Tadeu (PT), o relatório final foi aprovado por unanimidade em agosto de 2010, mas não havia sido publicado porque posteriormente alguns integrantes da comissão questionaram aspectos formais da tramitação do documento.
Mesmo com um parecer da Procuradoria afirmando que uma CPI termina com a aprovação de seu relatório final e que "a prorrogação dos trabalhos implicaria violação das atribuições do Plenário da Casa, pois equivaleria à instauração de uma nova CPI", os então distritais Aguinaldo de Jesus (PRB), Raimundo Ribeiro (PSDB) e Batista das Cooperativas (PRP) se reuniram em dezembro e voltaram atrás: anularam a votação de agosto e aprovaram, no lugar do relatório original, o da Polícia Federal - que pedia o indiciamento de menos nomes.
:Um novo parecer da Procuradoria da Casa, com data de 25 de abril, foi decisivo para a publicação do relatório original. Segundo o deputado Patrício, os procuradores analisaram o caso de acordo com a legislação e concluíram pela validade do relatório do ex-distrital Paulo Tadeu. O parecer e o relatório estão publicados nas mais de 2 mil páginas do diário de hoje e podem ser consultados no site da Câmara: https: //www.cl.df.gov.br/cldf/diario-da-camara/2011/."A