Reajuste para Segurança recebe apoio, mas deputados querem aumento para mais categorias

Publicado em 01/03/2023 19h20

Foto: Renan Lisboa/CLDF

Para Roosevelt Vilela, o reajuste representa o reconhecimento do profissional da segurança pública

O reajuste proposto pelo Governo do Distrito Federal de 18% no contracheque de policiais civis, policiais militares e bombeiros do DF foi bem recebido por deputados distritais nesta quarta-feira (01), na Câmara Legislativa. Vários parlamentares se pronunciaram a favor da medida, porém também cobraram reajustes para outras categorias do serviço público local.

Para Roosevelt Vilela (PL), o reajuste significa o reconhecimento do profissional da segurança pública pelo Estado e pela população do DF. O distrital também lembrou que as forças de segurança sofrem com o baixo número de servidores. “O efetivo da PM de hoje é o mesmo de 15 anos atrás. A população daquela época era infinitamente menor do que a de hoje”, comparou.

O deputado Fábio Félix (PSOL) saudou o reajuste para as forças de segurança, mas cobrou proposta semelhante para outras categorias. “Não dá para o reajuste ser restrito às forças de segurança. Mais de 30 carreiras também estão esperando. A carreira socioeducativa, por exemplo, está completamente defasada. Vimos carreiras com o pires na mão no ano passado. Os servidores precisam se movimentar, ocupar a Praça do Buriti”, sugeriu.

Wellington Luiz (MDB), presidente da Casa, agradeceu ao governador afastado Ibaneis Rocha e à governadora em exercício, Celina Leão, pelas tratativas que culminaram na proposta de reajuste aos policiais e bombeiros, mas também observou que “todos os servidores públicos precisam ser respeitados e merecem seus reajustes”. João Cardoso (Avante) seguiu na mesma linha, afirmando que “as forças de segurança merecem o aumento, mas é preciso olhar também para as demais carreiras”.

Eder Wen - Agência CLDF