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Projeto cria índice de avaliação do atendimento em Delegacias da Mulher

A ferramenta tem como objetivo contribuir para promover a sensibilidade e a efetividade do suporte a mulheres vítimas de violência no DF
Publicado em 14/05/2025 11h53

Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

Robério Negreiros afirma que a violência contra a mulher é uma questão estrutural a diz que Estado deve oferecer espaço acolhedor e seguro para as vítimas

Um projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal quer implementar na capital do país o Índice de Avaliação da Qualidade do Atendimento (IAQA) nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher. Segundo o autor do PL 1710/25, deputado distrital Robério Negreiros (PSD), a ferramenta será fundamental para promover a sensibilidade e a efetividade do suporte prestado às mulheres vítimas de violência no DF. 

Ao justificar a proposta, o parlamentar defende que o índice surge como um instrumento de transparência e responsabilidade, o qual permite que a população tenha conhecimento sobre a qualidade do atendimento prestado nas delegacias especializadas no amparo à mulher. “A avaliação contínua do atendimento é essencial para garantir que os direitos das mulheres sejam respeitados e que se sintam incentivadas a denunciar”, explica Negreiros. 

A ideia é que a avaliação seja realizada semestralmente por meio de pesquisa de satisfação com mulheres atendidas nas delegacias. O índice será composto por indicadores como tempo de espera para atendimento, grau de confidencialidade e sensibilidade no momento do atendimento, acompanhamento e informações sobre os procedimentos legais.

De acordo com Negreiros, a violência contra a mulher é uma questão estrutural a qual demanda uma resposta do Estado para que não apenas coíba essa prática, mas também ofereça um espaço acolhedor e seguro para as vítimas buscarem proteção e justiça. Desta forma, acrescenta, o índice, ao avaliar e monitorar o suporte prestado às mulheres que buscam assistência, também irá garantir que as delegacias cumpram normas de acolhimento, respeito, empatia e eficiência.

“Um ambiente que preza pela qualidade do atendimento é um fator crucial para a confiança das vítimas em buscar ajuda”, afirma o autor do projeto.

* Com informações da assessoria de Ascom do deputado distrital Robério Negreiros.

Agência CLDF