Professor Israel quer evitar fiasco após Copa de 2014
Professor Israel quer evitar fiasco após Copa de 2014

O deputado já apresentou requerimento solicitando a criação da comissão especial, que contou com o apoio de vários parlamentares. Ele ressaltou que a Copa afetará diretamente a cidade e que o Legislativo deve cumprir o seu papel e apoiar o Executivo. "A Copa pode ser uma grande benção, mas se transformar num grande fiasco posteriormente", enfatizou.
Para ele, os investimentos devem ser feitos prioritariamente na qualificação da mão de obra e na infraestrutura, em detrimento das arenas esportivas. O parlamentar apresentou uma análise de grandes eventos realizados recentemente no mundo e afirmou que há dois caminhos possíveis: o sucesso ou o fiasco.
:De acordo com o deputado, para alcançar o sucesso os gastos com equipamentos esportivos não podem ultrapassar os 15% do orçamento total do evento. Segundo estudos divulgados por Israel, a Copa no Brasil poderá comprometer até 25% de seu orçamento com as arenas esportivas, o que, segundo ele, é um equívoco.
Ele lembrou o exemplo das Olimpíadas de Atenas que teria deixado um rombo de 14 bilhões de dólares e despesas de manutenção anuais de mais 100 milhões de dólares.
Para o deputado, o exemplo a ser seguido é o de Barcelona, que priorizou o investimento em infraestrutura urbana e investiu apenas 9% do orçamento total na construção das praças esportivas.