Publicador de Conteúdos e Mídias

Patrício informa à Polícia Federal que o depoimento de Barbosa na terça está mantido

Publicado em 22/01/2010 12h50
O presidente em exercício da Câmara, deputado Patrício (PT), enviou ofício à Polícia Federal, hoje (22), informando que o depoimento de Durval Barbosa à CPI da Codeplan está mantido na terça-feira, às 10 horas. No entendimento de Patrício, a decisão do Tribunal de Justiça do DF foi afastar os oito deputados citados em inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) apenas das atividades legislativas "vinculadas ao processo por crime de responsabilidade contra o governador do Distrito Federal".

Em entrevista à imprensa hoje, o presidente declarou que e decisão judicial atinge apenas as deliberações sobre os processos de impeachment, e não a CPI, cujos membros não estão citados nos documentos relativos à operação Caixa de Pandora. De acordo com Patrício, o deputado Alírio Neto (PPS) não tem prerrogativa de encerrar a CPI, criada por decisão do plenário.

Novas indicações - Os trabalhos da Comissão poderiam ser interrompidos, prossegue o parlamentar petista, se os partidos retirassem a indicação de seus representantes na CPI. Para se resguardar em relação a essa possibilidade é que o presidente em exercício da Câmara publicou hoje a solicitação de novas indicações dos presidentes de partidos ou blocos para renovar a composição da Comissão. Os líderes devem se pronunciar até as 14 horas da próxima segunda-feira.

Para finalizar, Patrício lembrou que a Polícia Federal se preparou administrativa e logisticamente para o depoimento, a pedido da CPI. "Se os integrantes vão ou não à PF está fora de nosso controle, mas o depoimento está mantido", afirmou. O deputado Paulo Tadeu (PT) membro da CPI, já tinha expressado ontem sua intenção de comparecer. Ele foi o autor do requerimento para que Barbosa prestasse depoimento à CPI da Codeplan.

Mais notícias sobre