Publicador de Conteúdos e Mídias

Parlamentares lamentam falecimento de Ruth Cardoso

Publicado em 25/06/2008 17h56
A deputada Jaqueline Roriz (PSDB) lamentou, da tribuna, o falecimento da antropóloga Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique, ocorrido na noite de ontem em São Paulo, onde residia a ex-primeira-dama."Perdemos uma pessoa que representou o País com distinção", disse a parlamentar, lembrando da criação do programa Comunidade Solidária e a importância da obra acadêmica de Ruth Cardoso."O PSDB perdeu parte de sua história, no momento em que comemora 20 anos de fundação", afirmou. Para a deputada, Ruth Cardoso foi a consciência crítica do governo FHC: "Com seu comportamento discreto, deu excelente colaboração ao governo".

:Ao final do discurso, Jaqueline - que viajou a São Paulo para acompanhar o velório - solicitou ao presidente da Casa, deputado Alírio Neto, que o registro fosse incluído nos anais da Câmara Legislativa.

A deputada Eliana Pedrosa (DEM) também discursou lembrando a memória da ex-primeira-dama. "Ruth Cardoso foi uma intelectual que trabalhou incansavelmente pela inclusão social dos menos favorecidos", declarou a parlamentar, que destacou ainda a trajetória da socióloga Violeta Arraes de Alencar Gervaseau, falecida há 10 dias: "Num curto espaço de tempo, o Brasil perdeu duas grandes mulheres".

:

Violeta Arraes, que era irmã de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, trabalhou com Dom Helder Câmara e Paulo Freire. Durante a ditadura, residia em Paris, onde acolhia os brasileiros que buscavam ajuda, tendo recebido, inclusive, o casal Ruth e Fernando Henrique Cardoso.

Mais notícias sobre