Publicador de Conteúdos e Mídias

Parecer pede cassação de mandato de Eurides Brito

Publicado em 25/05/2010 15h35
A deputada Erika Kokay (PT) recomendou a cassação do mandato da distrital afastada Eurides Brito (PMDB) por quebra de decoro parlamentar, em relatório apresentado na tarde desta terça-feira (25) à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa. O relatório será apreciado pelos integrantes da Comissão em reunião extraordinária nesta quinta-feira (27), às 10h, convocada pelo deputado Aguinaldo de Jesus (PRB), presidente do colegiado.

Caso o relatório seja aprovado pela Comissão, a cassação do mandato ainda terá que ser analisada pelo Plenário da Casa na forma de um projeto de resolução. Se o projeto receber 13 votos favoráveis, Eurides perderá o mandato parlamentar.

A relatora do processo concluiu que contra Eurides Brito há indícios de formação de quadrilha, crime de natureza continuada e recebimento de recursos ilícitos. Segundo Kokay, as diligências e os depoimentos colhidos durante o processo evidenciaram várias contradições e não sustentaram a defesa apresentada pela distrital afastada."Esperamos agora que a sociedade possa ter a certeza de que esta Casa não está coberta pelo manto da impunidade", assinalou Kokay.

Além de Aguinaldo de Jesus, também acompanharam a entrega do documento os deputados Raimundo Ribeiro (PSDB), Paulo Roriz (DEM) e Batista das Cooperativas (PRP), integrantes da Comissão de Ética.

Números - O processo contra a distrital Eurides Brito tem 12 volumes e mais de 2 mil páginas. Já o relatório apresentado nesta terça-feira conta com 126 páginas. A parte conclusiva do documento tem cerca de 20 páginas.

Mais notícias sobre