Publicador de Conteúdos e Mídias

Para especialistas, diagnóstico precoce do autismo deve ser prioridade

Publicado em 31/03/2011 13h36
O diagnóstico precoce do autismo, que nos Estados Unidos se situa entre 2 e 4 anos, foi um dos pontos principais das exposições feitas hoje (31), durante a sessão solene promovida por iniciativa do deputado Wellington Luiz (PSC), para comemorar, antecipadamente, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado no dia 02 de abril.

A doutora em psicologia, com dois pós-doutorados no currículo, Micheline Silva, que trabalha nos Estados Unidos, gravou um vídeo apresentado aos presentes, no qual esclareceu que no Brasil não existem estatísticas nem para confirmar o número de autistas nem para estabelecer em que idade isso ocorre.

Micheline salientou, no entanto, que essa patologia vem crescendo de 10 a 17%, o que pode ter decorrido de melhores técnicas diagnósticas ou de influências ambientais. Em todo caso, a especialista declarou que não existe exame para diagnosticar o mal e que é imperativo popularizar a divulgação dos sintomas e o que fazer em cada situação.

A diretora da Associação Brasileira de Autismo, Comportamento e Intervenção, Lucinete Ferreira de Andrade (Abraci), também acredita que a precocidade do diagnóstico é primordial para o tratamento do autismo e que cabe à sociedade mobilizar os profissionais para a necessidade e importância de tal iniciativa.

Para o gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Augusto César de Faria Costa, apesar da Lei Áurea do Doente Psiquiátrico (Lei 10.216/01), o panorama da assistência prestada pela rede pública aos diferentes grupos de portadores de enfermidades mentais é precário.
 No tocante à assistência ao autismo a situação não é melhor, em razão da falta de investimentos e de prioridades ocorrida nas gestões passadas.

Já o diretor de Educação Especial da secretaria de Educação, Antonio Gomes Leitão, defende ser imperativo que todos partam para a luta, a fim de dar ao tema a prioridade que deve ter tanto em relação à própria sociedade quanto ao poder público.
 Essa foi também a mensagem final do deputado Wellington Luiz, no encerramento da sessão, ao afirmar que "a vitória é proporcional à luta".

Leia mais: Câmara celebra dia de conscientização do Autismo (https: //www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/camara-legislativa-celebra-dia-internacional-de-conscientizacao-do-autismo)

Mais notícias sobre