Publicador de Conteúdos e Mídias

No Dia do Estudante, alunos do DF relatam seus desafios e superações na educação

Publicado em 11/08/2021 15h48

Foto: Reprodução/TV Web CLDF

O deputado Leandro Grass, autor da audiência, acredita que a data “ressalta a importância e a necessidade da garantia de acesso à vivência no processo de ensino-aprendizagem na vida do cidadão”

O deputado Leandro Grass, autor da audiência, acredita que a data “ressalta a importância e a necessidade da garantia de acesso à vivência no processo de ensino-aprendizagem na vida do cidadão”

Celebrado no Brasil desde 1927, o Dia do Estudante se tornou pauta em audiência pública nesta quarta-feira (11). Com a finalidade de comemorar a data e discutir sobre os desafios dos alunos do Distrito Federal, a Câmara Legislativa realizou o encontro remoto, que contou com a participação de alunas da rede pública da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, bem como de profissionais da educação.

O deputado Leandro Grass (Rede), autor da audiência e professor por formação, acredita que a data “ressalta a importância e a necessidade da garantia de acesso à vivência no processo de ensino-aprendizagem na vida do cidadão”, afirmou. O distrital enfatizou ainda o direito à educação previsto na Constituição Federal, citando o texto do art. 205. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, mencionou.

Em relação aos desafios, a aluna do 8º ano do Centro Educacional São Bartolomeu, Júlia Lopes, relatou sobre seus anseios para retornar as aulas presencias, pois, segundo ela, “o ensino remoto é mais complicado, porque é mais difícil de entender a matéria e a gente sente falta daquela interação tanto com os professores quanto com os alunos”. Sendo uma aluna de altas habilidades, Júlia também explicou como funciona o ensino em sua escola para os discentes que se enquadram neste grupo. “Os alunos de altas habilidades ficam em uma sala e elas são divididas em artísticas e acadêmicas e há alunos de todas as idades. Eu gosto muito, porque eles despertam o melhor que há em nós e o que mais gostamos de fazer”, afirmou.

A estudante do Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria, Priscila Barbosa, ao falar sobre suas expectativas de ingressar no colegial, mencionou que acreditava que seria como em filmes para adolescentes, onde os personagens cantam pelos corredores da escola. “No ano passado, eu acreditava que o ensino médio seria como o High School Music, mas o ensino é totalmente diferente”, brincou. A estudante também enfatizou acerca dos desafios e superações da educação durante a pandemia. “Eu achei que não fosse me ajudar em nada, mas foi nela que eu consegui me expressar melhor e, até mesmo, fazer grandes trabalhos”, disse.

Já a estudante do curso de Letras Francesas, da Universidade de Brasília, Fabíola Campos, relatou suas experiências enquanto acadêmica e mãe. “Meu curso e a instituição me incentivaram a trancar a matrícula, pois não teriam suporte, mas eu lutei, já que é um direito meu e a vaga é minha”, testemunhou. Mas, apesar disso, durante a gestação, ela passou por crises de pânico e recebeu apoio da UnB, com acompanhamento psicológico.

Para a diretora do Centro de Ensino Fundamental 05, Josefa de Paula, a educação é um fator primordial para a sociedade, pois “é através dela que nos tornamos cidadãos de nós mesmos e é só através dela que conseguimos mudar cada vez mais a nossa sociedade”, afirmou.

Ao final da reunião, Leandro Grass, com seu violão, tocou e cantou a música “Anunciação”, de Alceu Valença, como uma forma de homenagear todos os estudantes pelo seu dia.

Warley Júnior (estagiário) - Agência CLDF

Mais notícias sobre