Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara nas Cidades atrai população em busca de melhorias para Ceilândia

Publicado em 29/03/2023 17h20

Foto: Renan Lisboa (estagiário)/CLDF

O fim do convênio entre o governo e o Centro Assistencial Maria Carmen Colera (CAC), que atende crianças nos turnos livres, motivou a educadora Lucilene Araújo a participar da sessão junto com seus alunos

Na semana Ceilândia completa 52 anos, vários moradores da cidade se dirigiram à Praça dos Eucaliptos, na QNM 14, para participar da primeira edição do projeto “Câmara nas Cidades”, nesta quarta-feira (29). São motoristas, professores, vigilantes, presidentes de associações e cooperativas, entre tantos outros cidadãos que buscam melhorias para sua cidade, a maior e mais populosa do Distrito Federal. 

Sirlei Campos compareceu com seus colegas de uma associação em defesa do direito à moradia para pessoas com deficiência. “Estamos aqui para cobrar o governo, que prometeu entregar 400 moradias para pessoas com deficiência nesta cidade. Estamos nesta luta desde 2019”, explicou. A luta pela casa própria também mobilizou Júlia Pereira de Sousa, presidente de uma cooperativa habitacional, a comparecer. “Quero primeiro ouvir o que o governo tem para nos dizer sobre habitação”, explicou.

Aluna do Instituto Federal de Brasília, Maria Conceição é moradora de Ceilândia desde 1977 e reclama da precariedade dos serviços de saúde na região. “O atendimento médico precisa melhorar muito ainda. Estou participando desta sessão porque acho que o povo tem que cobrar os deputados, afinal fomos nós que colocamos eles lá na Câmara Legislativa”, disse. Representando uma cooperativas de artesãos, Carla Almeida veio pedir apoio à categoria. “Espero que os nossos representantes olhem com mais atenção para o artesanato”, pediu. 

O fim do convênio entre o governo e o Centro Assistencial Maria Carmen Colera (CAC), que atende crianças nos turnos livres, motivou a educadora Lucilene Araújo a participar da sessão junto com seus alunos. “Se não conseguirmos renovar este convênio, vamos fechar as portas. São mais de 100 crianças que ficam conosco fazendo oficinas de artesanato, aulas de esporte e outras atividades enquanto seus pais trabalham”, afirmou. 

Diretor do Sindicato dos Vigilantes e morador de Ceilândia há 44 anos, José Maria de Oliveira veio prestigiar o evento no aniversário da cidade e também cobrar melhorias. “Vim participar porque amo a minha cidade. Quero cobrar melhorias na saúde e no transporte, e também respeito aos moradores de Ceilândia. É muito importante ter os deputados aqui para nos ouvirem, pois eles foram eleitos por nós”. 
 


O projeto “Câmara nas Cidades” realiza sessões ordinárias da Câmara Legislativa nas cidades do Distrito Federal, com ênfase nas questões locais e na aproximação do Poder Legislativo junto à população. A estrutura montada na Praça dos Eucaliptos, em Ceilândia Norte, seguirá funcionando até quinta-feira (29), e também oferece serviços em parceria com diversos órgãos do GDF, como Detran, SLU, Codhab, Ouvidora Geral, entre outros. 

Eder Wen - Agência CLDF