Publicador de Conteúdos e Mídias

Mesa Diretora afasta Nemer do caso Passos

Publicado em 27/06/2007 16h10
A Mesa Diretora da Câmara Legislativa aprovou hoje o afastamento do deputado Rôney Nemer (PMDB), Corregedor da Casa, das investigações de denúncias de quebra de decoro parlamentar do deputado Pedro Passos (PMDB). Por três votos a dois, a Mesa acatou parecer do relator do processo de argüição de suspeição do corregedor, deputado Aguinaldo de Jesus (PRB).

Um novo investigador para o caso, denominado corregedor ad hoc, será escolhido ainda hoje em sessão extraordinária, no Plenário da Câmara. Os deputados interessados ao posto deverão se candidatar durante a sessão e a votação acontecerá na mesma sessão.

O deputado Aguinaldo de Jesus considerou procedente o pedido de suspeição apresentado junto à Mesa Diretora pelo deputado Pedro Passos. Aguinaldo justificou sua decisão em uma entrevista concedida pelo deputado Rôney Nemer à uma emissora de televisão. Na entrevista, Nemer teria dito que tem divergências com Passos, desde o início do ano, quando pleiteava a presidência da Comissão de Assuntos Fundiários e acabou ficando com a Corregedoria da Casa, por causa de uma articulação de Passos, então líder do PMDB.

Prazos - O Regimento Interno da Casa não é claro sobre a contagem dos prazos, no caso de indicação de um novo corregedor. A Mesa Diretora também não chegou a um consenso. Segundo Aguinaldo, o novo corregedor deverá solicitar a dilatação do prazo, se julgar necessário, e o Plenário deverá decidir se acata ou não.

Acompanharam o voto do relator os deputados Brunelli (DEM), segundo-secretário, e Dr. Charles (PTB), terceiro-secretário. O presidente Alírio Neto (PPS) e o vice-presidente, deputado Paulo Tadeu (PT), se manifestaram contra a suspeição.

Mais notícias sobre