Lei aprovada na Câmara cria vagão no metrô só para mulheres
Lei aprovada na Câmara cria vagão no metrô só para mulheres

Uma lei aprovada na Câmara Legislativa do Distrito Federal criou um vagão exclusivo para mulheres no metrô. Chamado de "vagão rosa", o serviço começou a funcionar nesta segunda-feira (1º) e também está disponível para pessoas com deficiência. A exclusividade vai valer de segunda a sexta-feira nos horários de pico: das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15. O projeto de lei que originou a lei é de autoria da deputada Eliana Pedrosa (PSD) e do deputado Evandro Garla (PRB).
Aprovada em junho do ano passado, a proposta só agora foi implantada pelo metrô do DF. Para a deputada Eliana Pedrosa, o "vagão rosa" dará mais segurança às mulheres e pessoas com deficiência que utilizam diariamente aquele meio de transporte. "Temos uma nova realidade no metrô da nossa cidade. É preciso que agora os passageiros respeitem a norma. Será uma mudança de comportamento, assim como foi no caso da faixa de pedestre", afirmou a distrital.
O vagão escolhido para atender ao público feminino foi o primeiro da locomotiva. Faixas nas plataformas das estações indicam a exclusividade do vagão e os horários a serem respeitados pelos passageiros. A escolha do mês de julho, segundo a presidenta do Metrô, Ivelise Longhi, foi motivada pelo início das férias escolares.
*Com informações da assessoria de imprensa da deputada Eliana Pedrosa.