Publicador de Conteúdos e Mídias

Idosos visitam nesta quinta-feira a exposição "Brasília - Meio Século da Capital do Brasil"

Publicado em 27/04/2011 11h05
Cerca de 150 idosos, alguns pioneiros da cidade, integrantes do programa Brasília na Melhor Idade, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), visitam amanhã (28), às 10h30, a exposição Brasília - Meio Século da Capital do Brasil, que está montada no Foyer do Plenário da Câmara Legislativa. A mostra expõe ao público documentos raros, como os originais do Plano Piloto com que o urbanista Lúcio Costa concorreu e venceu o concurso para a escolha do projeto para a construção da nova capital do País, e o bilhete manuscrito de Juscelino Kubitschek propondo o tombamento de Brasília já em 1960.
  Outros destaques são a maquete de Brasília, com 30 metros quadrados e quatro instalações de artistas plásticos locais.
 Antes de visitarem a exposição, os idosos irão também ao Memorial JK, dentro de uma programação elaborada especialmente para eles, que inclui aspectos históricos da cidade e contatos com deputados distritais e autoridades do GDF.
 De acordo com o subsecretário para Atenção da 3ª Idade da Sejus, Joel Alves Rodrigues, o programa Brasília na Melhor Idade tem como principal meta promover a inclusão social e a valorização dos idosos do DF, por meio de atividades culturais como sessões de cinema, teatro, circo, shows musicais e visitas a monumentos históricos, além de exposições.

A programação é realizada quinzenalmente, sendo que a seleção dos 150 idosos participantes de cada sessão é feita em conjunto com os centros de convivência espalhados por todo o Distrito Federal.

A exposição - A mostra Brasília - Meio Século da Capital do Brasil,  que já passou por Madri e Lisboa e segue depois de 3 de julho para Paris, representa o trabalho de encerramento do curso de mestrado da curadora Danielle Athayde, que optou por montar o trabalho a partir de 1751, quando surgiu a ideia de interiorização da capital, até chegar aos dias atuais, com belas fotografias e uma maquete de 30 metros quadrados, montada a partir de painéis fotográficos de alta definição obtidos por satélites.
 O documento original de nomeação de Luiz Cruls para chefiar a Comissão Exploradora do Planalto Central, em 1892, anotações feitas por ele e fotos de trabalhos de campo são outras das peças que merecem a atenção do visitante. Os esboços preliminares de Lúcio Costa, feitos em pedaços de papel, durante uma viagem de navio, também merecem contemplação, por revelarem o que ele mesmo disse no memorial do projeto, de que o mesmo nasceu pronto.

Dezenas de fotos antigas, captadas pelas lentes de fotógrafos como Marcel Gautherot, Jean Manzon, Mario Fontenele, Fábio Colombini e João Facó mostram a Brasília dos primeiros tempos, das construções arrojadas, até a metrópole em que se transformou. Entre as fotos antigas, uma em especial mostra JK chorando, na missa campal de inauguração da capital.

A exposição estará aberta diariamente ao público, de 9 às 18h, exceto nos fins de semana e feriados, quando abrirá a partir das 14h.

 Exposição Brasília, Meio século da Capital do Brasil
 
- Visitação: 21 de abril a 3 de julho, das 9h às 18h, de 2ª a 6ª feira
 
- Finais de semana e feriados - das 14h às 18h
 
- Aberto ao público com entrada franca
 
- Local: Foyer do Plenário, térreo inferior da Câmara Legislativa
 
- Endereço: Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, Setor de Indústrias Gráficas
- Informações: +55(61)3348-8286 / 3348-8277 / 3348-8000 (Geral) / curadora: Danielle Athayde (9231-1403)

Mais notícias sobre